Cidades

Municípios alagoanos expõem experiências exitosas no Ideb

07/12/2016
Municípios alagoanos expõem experiências exitosas no Ideb
Professor João Luiz Horta palestra sobre 'As Avaliações externas e internas o Ideb'(Fotos: Valdir Rocha)

Professor João Luiz Horta palestra sobre ‘As Avaliações externas e internas o Ideb'(Fotos: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta-feira (7), o Seminário de Experiências e Práticas Exitosas do Ideb em Alagoas. Desta vez, o evento, que acontece durante todo o dia, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, é voltado para escolas municipais do Estado.

De acordo com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, o seminário é uma maneira de compartilhar e divulgar as práticas pedagógicas que obtiveram êxito e, com isso, elevaram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nas escolas do município.

“Tivemos escolas que atingiram a meta do Ideb para 2019 e precisamos compartilhar as experiências e, principalmente, incentivar e mostrar que, com trabalho e dedicação, é possível mudar a realidade dos índices negativos e ter uma educação de qualidade”, afirma o secretário.

Willany Felix diz que encontro estimula troca de experiências (Foto: Valdir Rocha)

A superintendente de Sistemas da Seduc, Willany Felix, corrobora com o posicionamento do gestor estadual da Educação e salienta: “Convidamos as escolas de diversos municípios que tiveram boas notas no Ideb 2015, para mostrarem o trabalho realizado ao longo do ano e estimularem outras unidades “.

Crescimento

Entre as escolas que servem de inspiração está a Walter Bezerra Lima, que atende aos estudantes do nível fundamental, em Arapiraca. A unidade teve um crescimento de 0,5 no Ideb, e alcançou a nota de 6,1.

“Criamos um plano de intervenção, onde há formações continuadas para os professores, reuniões com os pais, aulas de reforço e reconhecimento e valorização dos estudantes. Percebemos que essas atitudes fizeram a diferença positivamente”, afirma a Mércia Cristiane Santos, gestora da Walter Bezerra.

Professoras de Arapiraca mostram práticas exitosas durante seminário (Foto:Valdir Rocha)

Mércia ressalta que, apesar da boa nota, o seminário é uma ótima oportunidade, pois as pessoas têm sempre muito mais a aprender.

Representando a 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), a Escola Olival Tenório Costa, em Campo Alegre, também é um exemplo de sucesso no Índice.

“A Seduc, por meio da Gerência, sempre conversa com as Secretárias Municipais de Educação para estimular e elevar o Ideb. Em Campo Alegre, coordenamos um projeto de formação continuada, avaliação sistemática e estímulo social, que aconteceu de abril até novembro”, explica a gerente de apoio à gestão escolar na 2ª Gere, Ana Paula Carvalho.

Ainda na programação do evento, uma apresentação do coral do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Coretfal, e uma palestra do pesquisador do Inep, professor João Luiz Horta com o tema ‘As Avaliações externas e internas o Ideb’, para discutir os conceitos dos instrumentos utilizados nas avaliações e como interpretar os resultados.