Artigos

A Expansão do Ensino Superior

10/12/2016
A  Expansão do Ensino Superior

A Editora CESMAC publicou dezenas de livros de seus colaboradores e, portanto, inova como instituição de ensino superior de qualidade. É o somatório de esforços da direção-geral visando torná-la uma universidade competitiva e, ao mesmo tempo, contemplativa aos interesses acadêmicos no que diz respeito aos Professores Especialistas, bem como Mestres e Doutores que fazem crescer a semente científica em prol da coletividade alagoana.

Dentre as obras publicadas, destaco A Expansão do Ensino Superior E A Contribuição das Fundações Privadas: um olhar do Ministério Público Estadual da doutora Failde Soares Ferreira de Mendonça.

Acrescente-se, portanto, ao trabalho acadêmico tratar-se de sua dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre.
Desse modo, o vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, fez um competente registro de nossa história educacional que merece ser reproduzido a fim de aquilatar sua apresentação do documento em epígrafe.

“ Failde utilizou sua experiência de integrante do Ministério Público e de estudiosa da questão para configurar, com zelo documental o espírito investigativo, um vasto levantamento de documentos que subsidiaram a fundação desse Centro Universitário. Das páginas desse livro-documento, emergem figuras fundadoras da primeira instituição educacional privada universitária, testemunhas e autores de um movimento decisivo na história da educação em Alagoas. Como não nos emocionarmos diante desse ressurgir de nossa história, tecido por mãos hábeis e por mente observadora e sábia?”

O inolvidável Padre Teófanes, em boa hora, pensou nos comerciários que não podiam estudar na Ufal. E, por conseguinte, criou o então Centro de Estudos Superiores de Maceió que, por sua vez, contou com o apoio do então prefeito da capital Dr. João Rodrigues Sampaio Filho. Hoje, reitor do Centro Univesitário Cesmac ampliou o sonho do idealizador da universidade noturna com mais de vinte graduações à disposição da coletividade caeté.

Dentre os diretores que fazem o Cesmac ascender no ranking do ensino superior, destaco: Dr. Laércio Monteiro, 1º Tesoureiro, Dr. Estácio Valente, 2° Tesoureiro, Conselheiros Dr. Orlando Rocha, Prof. Dra. Vera Romariz, . Dr. João Rodrigues Sampaio Neto, pró-reitor de Planejamento e Gestão, além de colaboradores que atuam em diversas áreas.

Na qualidade de Professor Titular de Análise Econômica na Faculdade Cesmac do Sertão, acompanho o trabalho da Professora Damares Novais que, por sinal, conquistou o reconhecimento daquela unidade de ensino superior feito pelo MEC. E, sendo assim, os cursos de Administração, Enfermagem e Direito deslancha na cidade de Palmeira dos Índios, bem como nas cidades circunvizinhas.

De volta à obra da Dra. Failde Mendoça, nota-se a redação na contracapa que disseca o pensamento da autora. “ Este trabalho trata de estudos sobre a contribuição das instituições privadas, sem fins econômicos, para o ensino superior em Alagoas, especialmente, o estudo do caso da FEJAL/Cesmac, primeira e maior instituição privada de Maceió, descrevendo sua criação, desenvolvimento e importância para a democratização do ensino superior, a priori, exclusivamente noturno e destinado a trabalhadores.

O tema trouxe para o ambiente educacional conceitos próprios da área jurídica. A criação dessas instituições privadas revelou-se uma importante estratégia da sociedade e do governo para prover e garantir necessidades e direitos sociais ao cidadão, autorizados pela constituição e Leis infraconstitucionais, constituindo as ações dessas entidades criadas pela sociedade, parte das políticas públicas de educação”.
Dir-se-ia que se trata de um documentário a respeito da criação da FEJAL que mantém o Centro

Universitário Cesmac que se expandiu em Arapiraca ( Faculdade Cesmac do Agreste), na terra dos Xucurus ( Faculdade Cesmac do Sertão), no Campus de Marechal Deodoro, na capital onde se concentra a Reitoria, as pró-reitorias e órgãos de apoio à instituição modelo no ensino superior de Alagoas como um todo.

Sou um admirador, colaborador, e, acima de tudo, um Professor que presta um modesto trabalho à coletividade cesmaquiana. Por essas razões, hipoteco solidariedade irrestrita a todos que contribuem pelo crescimento dessa instituição.

E, desse modo, enalteço o livro/documento da Dra Failde Mendonça que trouxe à tona seu pensamento em forma de tese de mestrado que, por sinal, recebeu a crítica positiva dos meios acadêmicos. Formulo votos de sucesso na sua vida acadêmica, bem como nas suas outras atividades profissionais. Colaborador: Francis Lawrence.