Geral

Estudantes deixam últimas unidades que estavam ocupadas em Alagoas

28/12/2016
Estudantes deixam últimas unidades que estavam ocupadas em Alagoas

Alagoas não possui mais nenhuma unidade de ensino ocupada por estudantes. As últimas escolas que ainda estavam tomadas pelo movimento estudantil contra o governo de Michel Temer (PMDB) foram desocupadas nesta quarta-feira (28). A informação foi confirmada por estudantes e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Nesta manhã, os alunos desocuparam as escolas estaduais Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, em Água Branca, e Lions Club, em Arapiraca. As ocupações promovidas pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e outros grupos estudantis duraram mais de dois meses no estado, desde o dia 10 de outubro.

Diversos estados brasileiros registraram ocupações em protesto contra medidas do governo federal, a principal delas era a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos no país. Ela passou na Câmara Federal, e acabou sendo aprovada no Senado, última etapa antes de começar a valer.

Os manifestantes em Alagoas ainda protestavam contra a medida provisória da reforma do ensino médio e a Lei estadual da “Escola Livre”, que prevê “neutralidade política, ideológica e religiosa” de professores.

A reportagem do G1 procurou as assessorias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e foi informada que nenhum dos campi está ocupado por estudantes. Eles foram desocupados entre o fim de novembro e início de dezembro.

Além disso, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também não possui mais nenhuma unidade ocupada. Os campi de União dos PalmaresPalmeira dos Índios e Santana do Ipanema iniciaram o processo de desocupação no dia 13 de dezembro, dia da aprovação da PEC do teto dos gastos.