Cidades

Em dia histórico, Arapiraca sedia entrega do Selo Unicef 2013-2016 para 10 municípios

13/12/2016
Em dia histórico, Arapiraca sedia entrega do Selo Unicef 2013-2016 para 10 municípios
 Um marco em Arapiraca. Esta terça-feira (13) entrará para a história no que concerne à atenção às nossas crianças e adolescentes


Um marco em Arapiraca. Esta terça-feira (13) entrará para a história no que concerne à atenção às nossas crianças e adolescentes

Pela terceira vez, a segunda maior cidade de Alagoas recebeu o Selo Unicef, em evento realizado no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, algo inédito em Alagoas.

No local, houve a solenidade de entrega dos certificados do Selo Unicef edição 2013-2016 para 10 municípios: Arapiraca, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela.

Outros 15 receberam o título de Menção Honrosa: Água Branca, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igaci, Joaquim Gomes, Junqueiro, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água Grande, Pariconha, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

“Em Arapiraca, o mais importante são as pessoas. E eu consegui cumprir o que intimamente eu tinha aqui dentro do meu peito: cuidar de nossas crianças e adolescentes com zelo. Por isso, fizemos o Agapi [Arapiraca Garante a Primeira Infância], que hoje é referência para Alagoas e para o Brasil. Por isso, fizemos o Espaço Nascer, a fim de atender às nossas grávidas em alto risco e seus bebês. Por isso, investimos tanto na intersetorialidade, com uma verdadeira rede de articulação para atender nossos pequenos. Nos preocupamos com o caminhar deles e nos orgulhamos demais de mais esse selo”, diz a emocionada prefeita Célia Rocha, anfitriã do dia, que recebeu uma placa do Unicef por seus serviços prestados ao setor.

Os resultados para a honraria podem ser divididos em cinco grupos: gestão por resultados e intersetorialidade; primeira infância; educação; proteção integral; e participação social.

A metodologia da edição deste ano incluiu Ações Estratégicas (o que os municípios precisavam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisavam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/Aids; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

“O meu município não levou o selo, mas apenas a menção honrosa. Isso não é problema. Estamos correndo atrás para que as políticas públicas sejam efetivadas. Afinal, números são números e eles limitam muito as coisas. Ninguém tem o direito de tirar o sonho de uma criança”, pontua a estudante Vivian Rossane, de União dos Palmares, bastante aplaudida pela plateia que lotou o cineteatro do Planetário.

A cerimônia de entrega – que contou com o apoio do Governo Federal, Petrobras, Governo do Estado, Fundação Telefônica, Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern), Unilever Vim e Serta – teve ainda apresentações culturais, como a dos meninos e meninas do Coral Pequenos Tons, performance de balé das alunas da Escola de Artes de Arapiraca e número artístico do Agapi, homenageado a prefeita Célia Rocha.

Participaram do evento, além da gestora de Arapiraca, os prefeitos e prefeitas das cidades que também receberam o Selo Unicef; o superintendente da Rede Estadual da Primeira Infância em Alagoas, Cláudio Soriano; presidente da Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e Idoso da OAB Arapiraca, advogado José Sérgio da Silva; o coordenador do Unicef no Semiárido, Robert Gass; coordenadora do Unicef em Alagoas, Pernambuco e Pará, Jane Santos; representante das articuladoras e articuladores do Selo Unicef, Everaldo José; representantes das Crianças e Adolescentes do Selo Unicef, Osmar Simões e Vivian Rossane.

Para Robert Gass, é nas dificuldades e desafios que nos iluminamos e procuramos fazer o melhor. Ele representou Gary Stahl, da Unicef Brasil. “Essas cidades deram claras evidências que o percurso a ser trilhado deve ser este: cuidando do futuro. Estão todas de parabéns!”.

Ao final, houve um brunch para os presentes. Do lado de fora, havia uma Feira de Exposições e Resultados das cidades agraciadas com o selo, mostrando todas as ações positivas que levaram a isso.