Cidades

Edvaldo Nascimento participa de audiência pública da Saúde

19/12/2016
Edvaldo Nascimento participa de audiência pública da Saúde
Edvaldo Nascimento

Edvaldo Nascimento

O vereador Edvaldo Nascimento (PC do B), participou da última audiência pública da saúde realizada na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia na quinta-feira passada. A audiência que contou com a presença da Secretaria Municipal de saúde de Delmiro Gouveia Geunice Peixoto e de técnicos da secretaria, teve como pauta a análise e discursão do relatório do segundo quadrimestre de 2016.

Após apresentação dos dados pela equipe técnica da secretaria de saúde o vereador Edvaldo Nascimento, que estará se despedindo do parlamento municipal, pois encerará seu mandato no dia 31 de dezembro de 2016, fez alguns questionamentos a equipe.

O parlamentar ressaltou que as audiências são importantes espaços de debate sobre as políticas públicas municipais para a saúde, mas que infelizmente a sociedade civil necessita participar mais destes momentos. Foram inúmeras reuniões realizadas apenas com os técnicos e alguns vereadores e sem a participação dos usuários do SUS.

O vereador ainda destacou que o município de Delmiro Gouveia precisa realizar o esforço para se transformar em polo de atendimento a saúde na região do alto sertão alagoano, seja na saúde pública ou privada, como acontece com o município de Paulo Afonso, na Bahia.

O problema de saúde pública precisa ser discutido por toda sociedade brasileira, pois os valores dos serviços repassados pelo ministério da Saúde é muito baixo. É sem sombra de dúvidas o maior problema que enfrentamos, pois temos dificuldades na atenção básica, e média e alta complexidade, sem se fala.

Hoje, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Delmiro Gouveia passa por dificuldades em razão da incompreensão dos gestores dos municípios circunvizinhos a Delmiro, pois a UPA realiza um grande número de atendimento da população destes municípios, e os custos ficam por conta de Delmiro Gouveia. Isso, além de não ser justo, inviabiliza a gestão.

Edvaldo Nascimento, parabenizou o esforço da equipe técnica da secretaria de saúde, pois para o vereador, mesmo com todas as dificuldades reconhece que a equipe é tecnicamente boa e comprometida. Mesmo fazendo oposição ao gestor Luís Carlos Costa, não posso me apequenar e não reconhecer o trabalho de vocês. Na audiência apenas o vereador Edvaldo e a vereadora Henriqueta Cardeal se fizeram presentes. Nascimento, finalizou sua fala dizendo que como cidadão continuará debatendo os problemas do município, pois acredita que só com a participação de todos construiremos uma sociedade melhor.