Geral

Duplica quantidade de cirurgias eletivas ortopédicas no HGE

12/12/2016
Duplica quantidade de cirurgias eletivas ortopédicas no HGE
Caminhoneiro Lourival Alexandre Santos, 53 anos, apesar da gravidade do acidente, recupera-se bem do aparelho locomotor.  Thallysson Alves

Caminhoneiro Lourival Alexandre Santos, 53 anos, apesar da gravidade do acidente, recupera-se bem do aparelho locomotor. Thallysson Alves

Já mais que duplicou o número de cirurgias eletivas ortopédicas no Hospital Geral do Estado (HGE) este ano, quando os números são comparados aos de 2015. A informação é do setor ortopedia da unidade, que aponta a realização de 501 cirurgias em 2015 e 1.198 até este mês de outubro.

De acordo com o coordenador da ortopedia no HGE, Gustavo Francisco, esse considerável crescimento é resultado dos esforços feitos pela atual gestão, junto aos profissionais, na oferta de uma melhor assistência à recuperação de pacientes com traumatismos múltiplos em Alagoas.

Entre as cirurgias de urgência, 510 foram registradas de maio a outubro deste ano. O mês com maior número de cirurgias eletivas foi agosto, 173, e de urgência foi maio, 97.

A Ala G é o local específico para o internamento de pacientes com o aparelho locomotor em recuperação, onde foi atendido o caminhoneiro Lourival Alexandre Santos, de 53 anos. “Quando eu ia por a lona no caminhão, um forte vento a levantou e eu despenquei de cima da carroceria. Caí de cabeça de uma altura de mais de três metros. Isso foi em Balsa, no Maranhão. Perambulei por vários hospitais daquela região, mas não consegui a necessária assistência. Então fizeram o encaminhamento para o HGE”, relatou.

No maior hospital público de Alagoas, o caminhoneiro foi submetido a exames de imagem, cirurgias no braço e perna esquerda e está devidamente medicado. “Mas eu cheguei ao hospital após três dias do acidente. Não foi fácil. Precisei do acompanhamento diário de enfermeiros e médicos na esperança de recuperar a minha rotina de trabalho, que garante o sustento de toda a minha família”, disse ele, que já teve alta médica.

Todas as vítimas de trânsito com traumas múltiplos pelo corpo recebem o primeiro atendimento de emergência na área vermelha de trauma. A depender do resultado dos primeiros exames, o paciente é levado ao centro cirúrgico ou fica em observação na ala azul, até que ele seja instalado a ala G, onde também conta com a assistência específica de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.