Geral

Dez municípios alagoanos ganham selo de reconhecimento da Unicef

12/12/2016
Dez municípios alagoanos ganham selo de reconhecimento da Unicef

Dez municípios do estado de Alagoas foram reconhecidos internacionalmente pela Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.

Os municípios que vão ganhar o selo da Unicef na próxima terça-feira (12), são:  Arapiraca, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela. A cerimônia de premiação acontece no município de Arapiraca, no Planetário e Casa da Ciência a partir das 8h30.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia para estimular os gestores das cidades a implantarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para ganhar o selo, os municípios precisaram realizar algumas ações e melhorar Indicadores de Impacto Social. O Unicef capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e estimular que elas continuem sendo realizadas.

Segundo a Unicef, no Semiárido brasileiro, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Dez deles estão em Alagoas.

A metodologia da edição incluiu ações estratégicas que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.