Geral

Caso Grilo: acusados de matar empresário serão julgados em Maceió

02/12/2016
Caso Grilo: acusados de matar empresário serão julgados em Maceió

    Os réus Gilberto Fernandes Bispo, Manoel Araújo da Costa e Fernando Carlos Medeiros, acusados de envolvimento na morte do empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como Grilo, serão julgados no Fórum de Maceió. O desaforamento foi deferido pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na última quarta-feira (30).

    O pedido de transferência do júri foi feito pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios, sob a alegação de que o crime causou grande repercussão na cidade, gerando forte movimentação dos familiares da vítima pela condenação dos supostos criminosos. Além disso, um dos réus, Fernando Carlos Medeiros, tido como autor intelectual do crime, é casado com a ex-vice-prefeita de Palmeira dos Índios, exercendo grande influência política no município.

    Os irmãos Josivaldo Rosendo Sembém e José Rosendo Sembém, também acusados do homicídio, já tiveram seus julgamentos desaforados, com os mesmos fundamentos.

    “Portanto, o desaforamento apresenta-se como a medida mais adequada para garantir a imparcialidade do júri, no caso sob análise. Até mesmo porque subsiste a influência da esposa do réu na cidade de Palmeira dos Índios, tendo em vista que foi candidata à prefeita nas últimas eleições”, explicou o relator do processo, desembargador José Carlos Malta Marques.

Caso

    O empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como Grilo, foi assassinado em novembro de 2010, no centro de Palmeira dos Índios, com quatro tiros na cabeça, efetuados por dois homens que estavam em uma motocicleta.

    De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP/AL), o crime foi planejado pelo fazendeiro Fernando Carlos Medeiros, após discussão com a vítima em uma cafeteria. Durante a briga, Grilo teria dado um soco no acusado, que prometeu se vingar. O fazendeiro teria, então, contratado os outros acusados para cometer o assassinato.