Artigos

Ano da misericórdia e Advento

02/12/2016
Ano da misericórdia e Advento

Dois acontecimentos muito importantes foram efetuados na Igreja católica: O Ano Jubilar da Misericórdia e o início da preparação em ordem ao santo Natal. O Ano da Misericórdia teve sua abertura no dia 8 de dezembro de 2015, na festa da Imaculada Conceição e teve seu encerramento no dia 20 de novembro deste ano.

Essa data, na liturgia católica, indica o encerramento do ano litúrgico, com a solenidade de Cristo Rei do Universo. Os reis têm sua coroa de metal precioso, têm seu trono majestoso, têm suas vestes preciosas.

Jesus Cristo teve também sua coroa. Mas não foi coroa de ouro ou de algum metal precioso. Foi uma coroa de espinhos, que feriam sua cabeça, de onde correu sangue.

Cristo teve seu trono. Não foi um trono dourado com pedras preciosas. Foi o tosco madeiro da cruz. Não foi ao “trono” com vestes esplendidas. Foi ao ‘’trono” despojado de suas vestes. A despeito de tudo isso, fez uma súplica ao Pai do Céu. Ao invés de pedir fogo do céu para matar seus algozes, dá seu grito de amor e perdão: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.

Ainda mais: o chamado bom ladrão, quando pediu a Jesus que se lembrasse dele, o Divino Crucificado afirmou: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”. O papa durante o período do chamado Ano Santo, andou por vários cantos recentes do mundo, levando sua palavra de amor e misericórdia, demonstrando ser possível a convivência dos seres humanos, de maneira pacífica e honesta.

 Terminado o período de Jubileu, o que cada ser humano deve fazer é envidar esforços de maneira que se respeite e se ame não só os que têm ideias iguais ou semelhantes, mas pensam de maneira diferente.

 Agora, a Igreja Católica está vivendo o chamado período do Advento. Esta palavra oriunda do latim quer dizer Vinda, chegada. Convém frisar que os cristãos devem preparar-se para celebrar o Natal, ou seja, o nascimento de Jesus, que veio salvar a humanidade. Como disse Padre Antônio Vieira, não foi a terra que subiu ao céu, mas o céu que desceu à terra.

Há, para o Advento, quatro velas de cores diferentes. A vela o primeiro domingo do Advento é verde, símbolo da esperança. A vela do segundo domingo do Advento é branca, significando a paz. No terceiro domingo a vela é de cor rósea, sinal de alegria. No ultimo domingo do Advento a vela é de cor vermelha que significa o amor.

 Vejamos algo representado pela cor da vela, nos domingos do Advento. Disse Malraut: “A esperança dos homens é a sua razão de viver e de morrer”. “A paz é filha de humildade ; e o humilde que ama a paz, ama e é amado do autor dela, que é Deus”. A respeito da alegria, assim se expressou Browring: “Toda alegria é ganho. E o ganho é ganho, ainda que pequeno”.

No que diz respeito à quarta vela do advento, de cor vermelha, simbolizando o amor, é bom lembrar o que diz São João na sua primeira carta: “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

Fiquemos cientes de que, se ainda existem muitos pontos negativos no mundo, por outro lado, temos a certeza de que também existe amor no coração de muitos seres humanos