Geral

Agentes de endemias retomam fiscalização com drones na segunda-feira (26)

23/12/2016
Agentes de endemias retomam fiscalização com drones na segunda-feira (26)

Como parte do esforço para combater e identificar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, os agentes de endemias vão retornar aos bairros Pontal, Trapiche da Barra e Centro na segunda-feira (26), para localizar os possíveis criadouros do mosquito, após os registros das imagens captados por drones.

 

De acordo com Wilson Teixeira, supervisor de Endemias de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a captura das imagens em formato Full HD, em locais de difícil acesso, como coberturas de prédios, casas fechadas e terrenos abandonados, no início deste mês, as equipes de combate a endemias vão apresentar relatório para conseguir o acesso a residências onde podem ser encontrados focos do mosquito.

Ainda segundo o supervisor da Sesau, as caixas d’água e as calhas são as grandes vilãs do combate ao mosquito, uma vez que dificultam o trabalho dos agentes. Teixeira ressaltou ainda que, se ficar comprovada a recusa do morador em permitir a entrada do agente na residência, a Defesa Civil de Alagoas será comunicada para que sejam tomadas as devidas providências.

 

Além do foco do Aedes aegypti, os agentes de endemias, segundo Teixeira, encontram, também, muitos animais mortos, como gaviões e carcaças de pombo, durante as fiscalizações.

“Esses animais têm sede e quando eles veem a caixa d’água aberta encontram um local favorável para se adaptarem. No entanto, o que as pessoas não percebem é que, por mais que não bebam água do chuveiro ou da torneira, elas escovam os dentes e lavam louças todos os dias, e é preciso muito cuidado com isso. A saúde é o nosso bem mais precioso”, destacou.

 

“O drone tem sido uma ferramenta muito importante no combate ao mosquito. Usamos o aparelho há 15 dias e já visitamos três bairros da cidade e, em 2017, percorreremos outros 18”, garantiu.