Cidades

União entre Estado e municípios fortalece rede de proteção social

23/11/2016
União entre Estado e municípios fortalece rede de proteção social
Investimento na primeira infância foi um dos principais temas debatidos nesta quarta-feira (23). Divulgação

Investimento na primeira infância foi um dos principais temas debatidos nesta quarta-feira (23). Divulgação

A parceria entre o Governo de Alagoas e a gestão municipal que se inicia em janeiro de 2017 vai garantir o fortalecimento da rede de proteção social na cidade de Maribondo. A ampliação de cadastros para programas sociais, a importância da atuação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e do investimento na primeira infância foram os principais temas debatidos nesta quarta-feira (23), em reunião entre o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e o prefeito eleito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa.

“O Governo do Estado está investindo de forma ampla e efetiva o desenvolvimento da primeira infância. O gestor municipal que também buscar soluções nesse sentido estará fazendo história em sua cidade, pensando no futuro, garantindo índices menores de violência, de dependência química e uma média de escolaridade e renda muito maior para as novas gerações”, lembrou Antônio Pinaud.

A importância do trabalho executado pelos Centros de Referência em Assistência Social nos municípios também foi ressaltada pelo secretário de Estado. “O Estado e o Governo Federal cofinanciam a manutenção dos Centros de Referência em Assistência Social, os Cras, onde são realizados os serviços de proteção social básica, e a instalação de novos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, os Creas, onde acontecem os serviços de proteção social especial.

O município de Maribondo já dispõe desses equipamentos, mas, assim como nas demais cidades alagoanas, é preciso manter a atenção nos processos de prestação de contas, para garantir que esses equipamentos continuem atendendo à população em situação de vulnerabilidade”, alertou.

O prefeito eleito Leopoldo Pedrosa destacou o caráter fundamental da parceria entre a prefeitura de Maribondo e o Governo de Alagoas na melhoria da condição de vida dos habitantes da cidade.

“O encontro foi muito gratificante. O secretário abriu espaço para gente, com a maior atenção, mostrou seus projetos na Assistência Social. Foi uma reunião muito produtiva. Essa parceria é muito importante. O Estado e o município precisam interagir para que possamos realmente beneficiar nossa população, porque sabemos que, quando esses entes se relacionam, quem sai ganhando é o povo”, avaliou Pedrosa.