Geral

UNCISAL divulga nota sobre construção de novo hospital

25/11/2016
UNCISAL divulga nota sobre construção de novo hospital

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) informa que a Construção do Hospital de Clínicas, na área onde atualmente funciona o Hospital Escola Portugal Ramalho, possibilitará a modernização do atendimento para pacientes psiquiátricos no estado.
O novo modelo de tratamento atenderá ao que determina a Lei Federal de Saúde Mental (Lei nº 10.216), aprovada em 6 de abril de 2001, que prevê a integração dos pacientes à sociedade, sem deixar de lado os diversos níveis de acompanhamento médico ambulatorial.
Os pacientes que residem no hospital devem ser transferidos gradativamente para residências terapêuticas e o acompanhamento deve ser organizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) e Álcool e Drogas (CAPS AD).
No entanto, o Hospital de Clínicas manterá o atendimento de emergência psiquiátrica, além de ambulatórios de psiquiatria, para atender casos onde há risco para sua segurança ou vida.
A Uncisal informa que os servidores que atualmente trabalham no Hospital Escola Portugal Ramalho devem ser realocados em unidades assistenciais da instituição, de acordo com a função que exercem e o tipo de serviço que desempenham na universidade.
Por fim, a Uncisal ressalta que existe um grupo de profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde e à universidade discutindo e tentando operacionalizar a implantação das estruturas de modo que a integração dos pacientes ocorra de forma progressiva.

A decisão de adotar o novo modelo para o tratamento psiquiátrico atende a critérios técnicos.