Geral

Sesau vai promover oficina de geração de renda para técnicos dos Caps

14/11/2016
Sesau vai promover oficina de geração de renda para técnicos dos Caps

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai capacitar técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Alagoas sobre o estímulo à geração de renda para os usuários das unidades. O treinamento, voltado para os técnicos das unidades da II Macrorregião de Saúde, acontece nesta quarta-feira (16), às 8h, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

 

A oficina irá envolver os usuários, familiares e profissionais dos Caps dos municípios que fazem parte da II Macrorregião de Saúde do Estado e que realizam algum tipo de produção. “Dos 57 Caps do Estado, usuários de aproximadamente 40 deles estão com atividades para a geração de renda. A maior parte dos produtos feitos pelos usuários é de artesanato, como tecido e bordado”, explicou Claudete Lins, técnica da área de reabilitação da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau.

A técnica ainda falou que a oficina busca fortalecer cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos pacientes dos Caps, para que, no futuro, essa atividade possa se tornar uma fonte de renda para eles.

 

“Nós queremos recuperar essas pessoas e torná-las produtivas para a sociedade, que ainda tem um preconceito com os que possuem algum tipo de transtorno mental”, salientou.

 

Exemplos de Sucesso

 

Durante as apresentações vamos mostrar os casos de sucesso do Caps de São Miguel dos Campos, que produz sandálias decoradas, e do Caps de Junqueiro, onde são produzidas bolsas. Essa capacitação também será realizada para os municípios que fazem parte da I Macrorregião de Saúde, no próximo dia 30 de novembro.

 

Os Caps são serviços da Rede de Atenção Psicossocial, que atendem diariamente pessoas com transtornos mentais, realizando acompanhamento clínico. O apoio recebido pelos pacientes nestas unidades busca a independência e a reinserção social pelo trabalho e lazer, sempre visando fortalecer os laços familiares.