Geral

Sesau inicia capacitação de militares para o combate ao Aedes aegypti

28/11/2016
Sesau inicia capacitação de militares para o combate ao Aedes aegypti
Na sexta-feira (2), dia D de Combate ao Aedes aegypti, será feita uma varredura em dez prédios públicos, escolas do Cepa e prédios do sistema prisional(Foto: Olival Santos)

Na sexta-feira (2), dia D de Combate ao Aedes aegypti, será feita uma varredura em dez prédios públicos, escolas do Cepa e prédios do sistema prisional(Foto: Olival Santos)

A capacitação de militares que irão atuar em uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti foi iniciada nessa segunda-feira (28), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A ação, que contou com a presença de 60 soldados do Exército Brasileiro, ocorreu no auditório do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, situado no bairro Farol, em Maceió.

O treinamento prossegue nesta terça-feira (29), às 9h, também no 59º BIMtz, com 50 alunos do Curso de Formação da Polícia Militar e 30 reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. Na quinta-feira (1º), no mesmo local e hora, a ação será concluída com 50 representantes do Corpo de Bombeiros.

Segundo o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, a capacitação irá culminar com um Dia D de Combate ao Aedes aegypti. “A ação vai ocorrer na sexta-feira (2) e realizará uma varredura em dez prédios públicos e escolas do Cepa [Centro Educacional de Pesquisas Aplicada] e prédios do sistema prisional. Com isso, esperamos trazer mais segurança para a população e assegurar o cuidado responsável com o patrimônio público”, salientou.

O supervisor destacou que a fiscalização nos prédios que compõem o sistema prisional contará com a participação inédita de 30 reeducandos, que também passarão pela capacitação.

“Os reeducandos irão atuar na conscientização da prevenção entre os que passam por medidas corretivas no sistema, além de buscarem focos de reprodução dentro dos prédios”, ressaltou Paulo Protásio.

O supervisor reforçou que o combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti requer participação de toda a sociedade, que deve seguir atitudes importantes. Entre essas práticas está o armazenamento de água adequadamente, cobrindo os reservatórios para evitar a reprodução do mosquito, além de eliminar recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.

O capitão Silva Melo, do Corpo de Bombeiros e representante da Defesa Civil Estadual, explicou que as equipes irão atuar na fiscalização de prédios públicos, que irá ocorrer até a metade de 2017. “As ações serão sistemáticas e obedecerão a critérios técnicos, sempre com a prevenção e combate do vetor como norteadores. As equipes estão sendo preparadas para identificação de nascedouros do mosquito, além de atuarem como difusores do conhecimento nas comunidades”, explicou.