Geral

Servidores são capacitados para evitar infecção hospitalar

30/11/2016
Servidores são capacitados para evitar infecção hospitalar
Cuidados são fundamentais para salvar vidas.Fotos: Carla Cleto

Cuidados são fundamentais para salvar vidas.Fotos: Carla Cleto

Considerada um problema de saúde, a infecção hospitalar está entre as ações prioritárias dos gestores públicos, que procuram manter o cuidado necessário nos ambientes de assistência à saúde. E, dentro dessa proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através da Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, está retomando a política de padronização estadual de prevenção e controle, junto aos responsáveis pelas unidades hospitalares de Maceió e dos municípios alagoanos.

Nesta terça-feira (29), a coordenação da Sesau esteve reunida com os gestores e representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais públicos de Maceió.

Na pauta, a padronização estadual dos indicadores de infecção hospitalar, que é fundamental para as unidades que trabalham com pacientes e também, na proteção de seus profissionais, principalmente os que atuam em áreas críticas, onde podem acontecer, caso não seja adotada as medidas necessárias.

A coordenadora estadual de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Cristiane Tavares, explicou que os participantes estão tendo acesso às orientações técnicas. Isso porque, elas devem ser seguidas para padronizar os indicadores estaduais, bem como orientando sobre o cadastro e notificação no formulário online da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As reuniões irão prosseguir até o dia 15 de dezembro, com a participação de representantes de hospitais privados de Maceió e dos demais municípios alagoanos, em datas que estão sendo definidas. O primeiro encontro ocorreu com gestores e integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, na semana passada.