Geral

Seminário discute sustentabilidade da fruticultura em Alagoas

09/11/2016
Seminário discute sustentabilidade da fruticultura em Alagoas
2º Seminário de Fruticultura discutiu sustentabilidade no setor no Estado; secretário Álvaro Vasconcelos representou o Governo de AL no evento. Divulgação e Ascom

2º Seminário de Fruticultura discutiu sustentabilidade no setor no Estado; secretário Álvaro Vasconcelos representou o Governo de AL no evento. Divulgação e Ascom

Símbolo da trajetória da luta de libertação dos escravos, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, serviu de cenário para a realização do 2º Seminário de Fruticultura do Vale do Mundaú, evento que teve como apoiadores o Governo de Alagoas, por meio da Seagri e Sedetur, e ainda do Sebrae e Fundação Palmares.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, destacou durante a abertura do evento que o encontro é de grande relevância para o segmento, porque serve para discutir estratégias, pontuar os desafios e gerar oportunidades.

“O setor de fruticultura, do ponto de vista econômico, é uma atividade rentável e o governador de Alagoas, Renan Filho, tem priorizado o segmento para consolidar o fortalecimento de sua cadeia produtiva”, diz o secretário.

Para Valdelânia Tenório, gestora do APL Fruticultura do Vale do Mundaú, o evento tem como finalidade reunir todos os produtores da região e trocar informações, apresentar novas estratégias e discutir com os pequenos produtores os desafios das atividades.

“Discutimos a formação de alternativas para geração de renda, visando agregar valor aos produtos e às atividades, com vistas ao fortalecimento do setor de fruticultura em todas as regiões do Estado de Alagoas”, afirma a gestora do APL.

Alay Correia, superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, destacou o papel dos pequenos agricultores que atuam na fruticultura, reafirmando o compromisso da parceria com o Governo de Alagoas para alavancar o desenvolvimento do setor.

Já Geni Ferreira, da Associação Bela Cooperativa de Santana do Mundaú, e que trabalha com produtos derivados da laranja lima, como doces, bolos e uma variedade de guloseimas, além de participar das palestras também expôs seus produtos.

“O encontro é uma oportunidade de se capacitar, discutir as dificuldades e buscar novos negócios”, afirma Geni, confiante em novas perspectivas e ampliar seus negócios.