Geral

Semana Nacional do Doador de Sangue é iniciada no Hemoal e Hemoar

22/11/2016
Semana Nacional do Doador de Sangue é iniciada no Hemoal e Hemoar

Com o slogan ‘Doe Sangue e Compartilhe Vida’, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciaram, nesta segunda-feira (21), a Campanha Nacional do Doador de Sangue. A ação, que visa formar um estoque estratégico de sangue para atender à demanda transfusional dos festejos de fim de ano, prossegue até a sexta-feira (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

 

Por meio da campanha, a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas espera conseguir suprir a carência de sangue do Hemoal e Hemoar. Isso porque, historicamente, segundo a gerente da Hemorrede Pública de Alagoas (Hemoal), Verônica Guedes, no mês de dezembro – quando acontece o Natal e Réveillon – o consumo de sangue aumenta cerca de 30%, quando comparado com mês de novembro.

“Precisamos dispor de, no mínimo, 300 bolsas de sangue em nosso estoque diário. Mas, nesta segunda-feira (21), contamos apenas com 138, o que mostra um grande déficit, que só pode ser sanado por meio da doação voluntária de sangue. Por isso, a importância desta campanha, para conscientizarmos a população e estabilizarmos nosso estoque”, salientou Verônica Guedes.

 

Onde Doar

 

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Em Maceió as doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

No interior é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoar, que, até a conclusão da reforma de sua sede, está funcionando no antigo Laboratório Municipal de Arapiraca, também situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, atrás do V Centro de Saúde, no Centro da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Exigências para Doar

 

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem estar bem alimentados, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para os menores e idade, o Ministério da Saúde (MS) exige que estejam acompanhados dos pais.

 

Ainda de acordo com o MS, também ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos, além de doença de Chagas, Aids e sífilis. Para repetir a doação de sangue o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. “As mulheres ficam impedidas de doar sangue apenas se estiverem grávidas ou amamentando”, destacou Verônica Guedes.