Geral

Réus da Taturana serão ouvidos no Tribunal de Justiça nesta quarta (16)

16/11/2016
Réus da Taturana serão ouvidos no Tribunal de Justiça nesta quarta (16)

Os réus da operação Taturana serão ouvidos a partir das 9h desta quarta-feira (16), no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), pelo juiz Helestron Costa. Devem depor deputados, ex-deputados e um conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Como o processo corre em segredo de justiça, a imprensa não vai poder acompanhar. Devem comparecer ao Tribunal os deputados Antônio Albuquerque, Edval Gaia, os ex-deputados Nelito Gomes de Barros, Maurício Tavares, Cícero Ferro e o conselheiro do TC, afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Cícero Amelio.

No último dia 3 de novembro, o TJ adiou mais uma vez o julgamento dos recursos dos condenados por participação no esquema revelado pela Operação Taturana pelo desvio de R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE). O Pleno chegou a retomar a sessão, que foi suspensa por divergências no processo.

O julgamento já foi adiado três vezes. Na primeira vez que foi pautado, o desembargador Celyrio Adamastor estava doente. Em 22 de setembro foi adiado porque o desembargador Fernando Tourinho fez pedido de vistas do processo.

Operação
A Operação Taturana foi desencadeada em 2007 e tinha como alvo deputados estaduais suspeitos de desvios de mais de R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa. Segundo as investigações, os acusados contraíram empréstimos pessoais fraudulentos junto ao Banco Rural S/A, que eram pagos com cheques da ALE.

Foram condenados por participação no esquema João Beltrão, Maria José Viana, Cícero Amélio, Paulo Fernando dos Santos (o Paulão), Manoel Gomes de Barros Filho (o Nelito Gomes), José Adalberto Cavalcante Silva, Arthur Lira, Celso Luiz Tenório Brandão e Cícero Almeida, além do banco Rural S/A, e todos eles recorreram.

Paulão (PT) e Cícero Almeida (PMDB) foram candidatos à prefeitura de Maceió nestas eleições.