Geral

Renan Filho vai sancionar lei que torna vaquejada patrimônio cultural em AL

24/11/2016
Renan Filho vai sancionar lei que torna vaquejada patrimônio cultural em AL

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), disse que vai sancionar o Projeto de Lei (PL) que torna a vaqueja Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A informação foi confirmada ao G1 durante a assinatura de licitação para construção do Hospital da Mulher, nesta quinta-feira (24).

O PL foi aprovado pelos deputados estaduais em 2º turno, na última quarta (23). O projeto é de autoria do deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) e vinha se arrastando na Assembleia Legislativa desde 2015, quando foi submetido à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Apesar do Supermo Tribunal Federal (STF) considerar a vaquejada uma prática inconstitucional, Renan Filho confirmou que aprovara o PL. “ A vaquejada é uma prática cultural e histórica do estado de Alagoas e como governador do estado eu vou sancionar”, disse.

Este ano, diversas ações do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) pediam a suspensão de vaquejadas no estado devido aos riscos à saúde dos animais . Alguma delas foram deferidas liminarmente pela Justiça.

Décimo terceiro
Durante o evento, o governador também anunciou que vai antecipar o pagamento do décimo terceiro salário aos servidores públicos estaduais.

“Vamos fazer isso para garantir ao comércio maior faturamento e um aquecimento da nossa atividade econômica”, afirmou Renaan Filho, ao dizer que a data do pagamento será anunciada nos próximos dias.

Pinto da madrugada
Questionado a respeito do cancelamento do desfile do Pinto da Madrugada, bloco tradicional que desfila nas prévias carnavalescas, o governador disse que pretende apoiar o grupo no ano de 2017.

“Vamos apoiar o Pinto da Madrugada, como fiz o ano passado e faremos esse ano. Vamos convida-los para uma reunião. O Pinto da Madrugada é uma das nossas referências e espero que apareçam outros parceiros. Alagoas vai apoiar”, explicou.