Geral

Reformas na UE do Agreste e Hemoar vão triplicar atendimentos

05/11/2016
Reformas na UE do Agreste e Hemoar vão triplicar atendimentos
Secretária Wyszomirska durante visita na UE do Agreste ao inspecionar central de abastecimento farmacêutico e tomógrafo levando mais um serviço à população; governador em exercício Luciano Barbosa participou de parte da visita. Olival Santos

Secretária Wyszomirska durante visita na UE do Agreste ao inspecionar central de abastecimento farmacêutico e tomógrafo levando mais um serviço à população; governador em exercício Luciano Barbosa participou de parte da visita. Olival Santos

Para ampliar os serviços ofertados à população das 46 cidades que fazem parte da II Macrorregião de Saúde de Alagoas – que envolve municípios do Agreste e Sertão – a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem feito melhorias nas unidades de saúde em Arapiraca. As obras estão acontecendo na Unidade de Emergência do Agreste e no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar).

Uma reunião na UE do Agreste aconteceu, nesta sexta-feira (4), e contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska; do secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa; e do governador em exercício, Luciano Barbosa, para mostrar aos servidores da unidade, referência no atendimento de trauma para as regiões do Agreste e Sertão alagoano, as mudanças que a ampliação do hospital irá trazer para a população.

“As reformas que o Governo de Alagoas está promovendo por meio da Sesau na UE do Agreste irão triplicar os leitos de enfermaria passando de 40 para 120, além da ampliação da área de UTI, que hoje conta com sete leitos e iremos passar a oferecer mais 13 leitos totalizando 20 leitos exclusivos de UTI”, explicou a secretária Rozangela Wyszomirska.

AVC

Com o desempenho considerado de excelência da unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Geral do Estado (HGE), a Sesau irá abrir uma unidade de AVC com uma estrutura semelhante na UE do Agreste.

“Além dos 140 leitos, teremos outros 10 leitos exclusivamente dedicados para atender pacientes vítimas de AVC que residem na 7ª, 8ª, 9ª e 10ª região de saúde que compõem a II Macrorregião de Alagoas, que é uma carência da população do Agreste e Sertão, e dessa forma descentralizando o serviço do HGE que ficaria somente para atender a população da I Macrorregião”, salientou a titular da pasta.

“Esses 150 leitos irão modificar o perfil da Unidade de Emergência do Agreste, que passará a ser um hospital de grande porte para tratar os casos de traumas e doenças correlatas. Essa é uma de nossas metas: trazer os atendimentos de alta complexidade para o serviço público”, destacou Rozangela Wyszomirska.

Tomografia

Ainda na UE do Agreste a secretária inspecionou a central de abastecimento farmacêutico da unidade e o tomógrafo trazendo mais um serviço para a população.

“Fizemos um termo de compromisso junto a MedRadius, referência nesse setor, e a partir da próxima semana eles irão capacitar os profissionais da unidade para operar a máquina que tem capacidade de realizar 50 exames por dia. A realização dos exames na própria unidade irá reduzir os riscos que existem quando é necessário realizar uma transferência para a realização da tomografia”, afirmou a secretária, ao informar que além dos pacientes internos na UE do Agreste o tomógrafo estará à disposição da população dos municípios da região do Agreste e do Sertão, com as marcações sendo realizadas pelo munícipio de Arapiraca.

Hemoar

Ainda em Arapiraca Rozangela Wyszomirska acompanhou de perto a reforma de ampliação do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) que irá passar de 322 m² para um espaço com 487 m². As obras estão orçadas em R$ 663.772,62.

“Com a ampliação do espaço físico do Hemoar vamos poder atender até seis doadores na sala de coleta ao mesmo tempo. Essa reforma irá trazer mais conforto para a população e para os servidores, além de agilizar o processo da doação de sangue”, salientou a secretária.
Enquanto o Hemocentro de Arapiraca estiver passando por ampliação, as coletas de sangue serão realizadas pelo Laboratório Municipal, localizado na Rua Geraldo Barboza Lima, no centro do município.