Geral

Programa de Palmeira dos Índios (AL) vence Prêmio Criança 2016

17/11/2016
Programa de Palmeira dos Índios (AL) vence Prêmio Criança 2016

Acabam de sair os resultados do “Prêmio Criança – 2016”, criado em 1989 pela Fundação Abrinq para reconhecer iniciativas inovadoras direcionadas à Primeira Infância (da gestação até os 06 anos de idade) em todo o Brasil. O projeto “Programa SMS Bebê: do início da gestação até 1.000 dias do bebê”, idealizado pelo Tá.Na.Hora Saúde Digital, foi um dos vencedores. Com área de atuação não apenas em Igaci e Palmeira dos Índios, mas também em Rio Negrinho (SC), esse programa mantém conversas interativas, informais, educativas e amigáveis via SMS ou WhatsApp com gestantes, mães, pais e cuidadores durante e após o pré-natal. O objetivo é orientar, monitorar e acompanhar desde a gestação até mil dias de vida da criança, após o parto. Saiba mais: http://www.smsbebe.com.br/

A cerimônia realizada ontem no Teatro Santander, em São Paulo, foi comovente. Os representantes dos projetos receberam um troféu e uma placa comemorativa em homenagem à 21ª edição do evento, que contou com a ótima performance do ator e apresentador Anderson Di Rizzi. Os convidados também puderam conferir a apresentação da Orquestra Juvenil Heliópolis do Instituto Baccarelli, regida pelo maestro Edilson Ventureli, e soltaram a voz com o cantor Tiago Abravanel ao longo da noite. O presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente Carlos Tilkian, a administradora executiva Heloisa Oliveira, a gerente executiva Denise Cesario e demais representantes da organização social receberam os convidados.

Durante o processo seletivo, 129 iniciativas de organizações sociais e empresas foram inscritas, das quais cinco foram premiadas. Os projetos desenvolvidos nos eixos de Educação Infantil, Sobrevivência Infantil e Violência Infantil são originários de 72 municípios de 17 estados brasileiros. Neste ano, o Prêmio contou ainda com quatro categorias de reconhecimento: Jovem; Jornalista; Coletivo ou Rede e Sustentabilidade.

As outras iniciativas vencedoras foram:”Da gestação ao desenvolvimento: a beleza que o Grupo Boticário faz pelas crianças” do Grupo Boticário; “A Descoberta da Língua Escrita” do Projeto Arrastão; “Campanha Pra Toda Vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças e dos adolescentes” do Hospital Pequeno Príncipe; “Programa Educação Integral para a Primeira Infância”, da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. Conheça melhor os projetos em: www.fadc.org.br/programas-institucionais/protecao-premio-crianca#tab-5

“É de extrema importância valorizar boas iniciativas com foco na Primeira Infância”, afirma Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq.

Sobre a Fundação Abrinq – Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação Abrinq tem como estratégias o estímulo para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos. Estimula também a responsabilidade social, a articulação política e social na construção e defesa dos direitos e o conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e do adolescente.