Geral

Pacientes recebem orientações sobre câncer de próstata no Ambulatório de Especialidades

17/11/2016
Pacientes recebem orientações sobre câncer de próstata no Ambulatório de Especialidades

Com o intuito de promover a prevenção e estimular práticas que proporcionem saúde e qualidade de vida, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizou na manhã desta quinta-feira (17), exames para prevenção de câncer de próstata.

 

As consultas aconteceram no ambulatório de especialidades da Universidade localizado no bairro do Prado. “Os interessados em participar vieram de forma espontânea. Atendemos homens de diversas faixas etárias onde passaram por exames de toque retal e também foram orientados a realizar o Antígeno Prostático Específico (PSA), que serve para diagnosticar alterações na próstata”, destacou a técnica de enfermagem, Roberta Pereira.

 

Segundo o urologista Mário Ronalsa que realizou as consultas junto com os acadêmicos de medicina e integrantes da Liga Urológica Acadêmica da Uncisal (Luau) “para o ano de 2016, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que surjam 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, que evoluirão para cerca de 13 mil óbitos, havendo uma morte a cada 34 minutos”, alertou o especialista.

 

Diante dos números e das estatísticas alarmantes, a prevenção é a melhor solução. Diante disso, um dos pacientes que fez questão de se consultar foi o porteiro Roberval Ramos, de 39 anos que revelou que esta foi sua primeira consulta.

 

“Soube que o urologista estaria realizando exames de próstata e resolvi fazer. Recomendo que todos os homens façam, é simples e pode salvar uma vida”, destacou o porteiro.

 

Sobre o ambulatório

 

O Ambulatório de Especialidades da Uncisal funciona na Rua Ângelo Barbosa, no Prado e atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) mediante agendamento.

 

As consultas podem ser para diversas especialidades como cardiologia, nefrologia, genética, geriatria, urologia, gastroenterologia, reumatologia, proctologia, dermatologia, ortopedia, clínica-geral, pediatria, nutrição, cardiologia, endocrinologia, psicologia e exame de ECG.

 

As marcações acontecem de forma presencial sempre as segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h.