Geral

Nordeste permanece como destino preferido dos turistas brasileiros, aponta Mtur

08/11/2016
Nordeste permanece como destino preferido dos turistas brasileiros, aponta Mtur
Praia de Ponta Verde está entre os cartões portais de Alagoas.Foto: Itawi Albuquerque

Praia de Ponta Verde está entre os cartões portais de Alagoas.Foto: Itawi Albuquerque

Com a crise presente no Brasil, os turistas estão procurando opções de viagem mais baratas, nesse contexto o Nordeste tem se destacado no fluxo de visitantes. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, a região continua sendo o destino preferido no turismo interno.

Em outubro, o percentual de brasileiros que desejam viajar nos próximos 6 meses subiu de 22,4% para 26,3%, quando comparado ao mesmo mês de 2015. De acordo com a pesquisa, 8 em cada 10 (80,9%) potenciais turistas escolheriam destinos nacionais em caso de viagem. O Nordeste é o destino predileto dos entrevistados, com 44,4% de preferência, ficando a frente da região Sudeste, segunda colocada com 23%.

Seguindo essa tendência, Alagoas tem se destacado no turismo doméstico, mantendo indicadores positivos mês a mês. Segundo dados da Infraero, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Associação das Empresas Aéreas (ABEAR) – entre os meses de janeiro e setembro – o estado apresentou um crescimento de 9,18% no fluxo de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, quando comparado ao mesmo período de 2014. Os hotéis de Alagoas também apresentaram um aumento das estatísticas. A taxa de ocupação hoteleira foi de 67,68%, crescendo 4,31%.

Os dados revelam o resultado do trabalho estratégico realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Recentemente, foram assinadas as concessões do regime especial do ICMS sobre o QAV, o Querosene da Aviação, para as empresas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas, o que barateou o custo de operação, garantindo mais voos e consequentemente mais desembarques no estado.

Outra medida de destaque foi a obtenção dos fretamentos semanais vindos de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Alagoas terá ainda voos extras vindos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que começarão a ser operados a partir do dia 16 de dezembro, além do voo direto ligando o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Maceió, que já está em atividade desde o último sábado, 05.

“Tudo isso é fruto de uma série de ações desempenhadas pela Sedetur, estamos conseguindo evoluir graças a essas atividades desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada. Estamos procurando sempre trazer incentivos e articular medidas para incentivar o crescimento do turismo em Alagoas”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

A pesquisa entrevistou 2 mil famílias em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.