Geral

Neafa se reúne com CRMV, CCZ e Anclivepa para apresentar Guia Educativo

17/11/2016
Neafa se reúne com CRMV, CCZ e Anclivepa para apresentar Guia Educativo
Representantes do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), Pallova Costa (coordenadora), Elizabeth Lima (responsável técnica) e a Evelynne Marques (veterinária), se reuniram na tarde desta quarta-feira (16) com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o veterinário Thiago Moraes, com o zootecnista Samy Barros do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e com a veterinária Patrícia Magalhães da ANCLIVEPA, para apresentar o Guia Educativo que é resultado de dados estatísticos e pesquisa científica realizada na ONG nos anos de 2015 e 2016 que tem por finalidade ajudar as pessoas que convivem com cães e gatos, e que diariamente apresentam suas dúvidas em consultas realizadas.
 
 
O Guia Educativo denominado “O Neafa te ensina a cuidar!” possui 67 páginas e procura esclarecer as necessidades básicas e fundamentais no convívio com felinos e caninos mantidos em contato com as pessoas. A ONG entendeu que somente educando será possível alcançar uma convivência mais saudável entre os tutores e seus animais.
 
 
Dados estatísticos
 
 
Após a divulgação do IBGE de 2014, sobre a identificação de quase 70 milhões de cães e gatos nos domicílios brasileiros, a pesquisa motivou a investigação o comportamento das pessoas com seus animais, sendo estes totalmente dependentes do ser humano para a determinação de seus cuidados básicos. Realidade considerada um desafio para a classe médica veterinária, segundo o Conselho Federal de Medicina veterinária-CFMV.
 
 
No Brasil, há dados científicos estatísticos que apresentam o comportamento das pessoas com estes animais em várias cidades, porém Alagoas ainda não havia sido incluída nessa descrição; alguns dados: 83% mulheres e 17% homens criadores desses animais; maioria 89,25% com nível escolar médio e renda média de 6 salários; 64,75% e 35,25% tinham idosos e crianças na residência; dentre os animais: 64,75% eram felinos e  35,25% caninos; 74,5% alimentados com ração; 44,75% não vacinados; 34,25% não vermifugados; 45,5% não combate ectoparasitas; 96% não tem rotina ao veterinário; 19,75% não podem pagar consulta; 40,5% e 14,75% não sabem importância de vermifugar e vacinar; 13,75% dormem na cama dos donos; 41,25% passeiam livres na via pública. Evidenciando pela primeira vez os modos de criação de cães e gatos da população em Maceió(AL), com baixos níveis de cuidados e compreensão, expondo-as ao risco zoonótico, necessitando de medidas sanitárias educativas que leve informação do veterinário às pessoas, principalmente onde ocorra doação, venda e consultas de animais em  feiras, abrigos, CCZ, canil e gatil comerciais e lojas.
 
 
De acordo com a veterinária e pesquisadora Evelynne Marques, os dados do IBGE comprovam que a convivência com cães e gatos será crescente, comprando ou recolhendo-os das ruas, de modo que a saúde pública, a nível de Governo, deva voltar atenção para essa relação, pois se o cidadão não compreende a importância dos cuidados básicos aos seus bichos de estimação, tende a negligenciar os riscos zoonóticos expostos à saúde dele. “É essa falta de compreensão que resulta no adoecimento do animal, no seu abandono na via pública, no não recolhimento das fezes do cachorro na calçada, não administração de vermífugo e vacina e a permanência destes livres nas ruas; situações que trazem prejuízo ao animal e ao homem. Os microorganismos causadores de doenças, fazem parte o meio ambiente e os animais não se cuidam sozinhos. Para evitar que adoeçam e acidentalmente sejam transmissores, as pessoas precisam receber informações; e sendo o serviço veterinário privado, o Governo deve se preocupar com a inacessibilidade da maioria.
 
Muita gente cria o animal há anos afirmando que não sabia que precisava vermifugar; preocupante, já que muitos nascem parasitados. A saída é utilizar mecanismos de educação ambiental e entender que através do equilíbrio em saúde atinge-se inclusive o bem-estar animal.” destaca Evelynne Marques.
 
 
Ela acrescenta ainda que os dados estatísticos resultantes de pesquisa científica foram norteadores para a produção do Guia Educativo, por deixar claro onde estão as principais necessidades para orientar as pessoas que convivem com cães e orientar quanto aos cuidados com a sanidade dos animais. Essa reunião com o CRMV, CCZ e Anclivepa surgiu em um momento no qual precisamos de apoio para colocar esse projeto em prática. Buscamos apoio junto ao município e estado para a aplicabilidade, ou melhor, impressão dessas cartilhas que irão beneficiar a sociedade no sentido de controlar zoonoses, já que as orientações previnem diversas doenças transmitidas aos seres humanos.
 
 
Órgãos apoiam
 
 
O presidente do CRMV, Thiago Moraes, achou a iniciativa do NEAFA de extrema importância, pois mostra a preocupação da ONG com a saúde da população e o próprio bem-estar animal. “Se este projeto for abraçado pelos órgãos responsáveis vai trazer muitos benefícios a todos os envolvidos. Tentarei junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária levar esse projeto para frente”.
 
 
O zootecnista Samy Barros irá apresentar o projeto a coordenação do CCZ e discutirá meios para possibilitar a impressão do material. “Essa cartilha é muito importante para esclarecer dúvidas da população relacionadas aos cuidados dos pets”.
 
 
“Vamos abrir espaço através da ANCLIVEPA para que sejam realizadas palestras voltadas para estudantes e técnicos relacionadas à cartilha. Além disso, pretendemos conseguir as impressões junto aos nossos parceiros”, finalizou a veterinária Patrícia Magalhães.