Geral

Mês do Júri começa com dois julgamentos no interior de Alagoas

03/11/2016
Mês do Júri começa com dois julgamentos no interior de Alagoas

O Poder Judiciário de Alagoas inciou nesta quinta-feira (3), nas Comarcas de Água Branca e Passo de Camaragibe, as sessões do Mês Nacional do Júri. A mobilização tem como objetivo cumprir a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), julgando processos penais referentes a crimes dolosos contra a vida.

    Em Água Branca, está sendo julgado Ednaldo José Rodrigues, devido à tentativa de homicídio contra sua mãe, Maria Helena da Conceição. De acordo com os autos, o crime aconteceu no dia 06 de março de 2012, por volta de 15h15, a vítima foi atingida por arma de fogo soca tempero, após uma forte discussão com o réu.

     Na Comarca de Passo de Camaragibe,  Aloísio Filho de Amorim está sendo acusado pela morte de Amanda Thaynara de Araújo Santos, em agosto de 2014, no município de São Miguel dos Milagres. O homicídio teria sido motivado por um desentendimento com uma amiga da vítima. 

    Júri Adiado

    O julgamento dos réus José Agnaldo de Matos e João da Silva Mota, acusados de tentar matar Ivan José da Silva, em abril de 2006, no município de Arapiraca, foi adiado. A sessão, que estava marcada para a manhã desta quinta-feira (3), na 8ª Vara de Arapiraca, deixou de ser realizada por falta de quórum de jurados.

    Mês nacional do Júri

    A iniciativa visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida, com preferência para processos que começaram a tramitar até dezembro de 2009, conforme definido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

    A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país e conta com a participação, em Alagoas, da Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar, todos representados no encontro.

     Nesse período, as varas do Tribunal do Júri da capital e interior deverão julgar cerca de 100 acusados de homicídio e tentativa de homicídio. As sessões começam a partir das 8h30, nos salões de cada fórum.