Geral

Inauguração de fábrica de castanhas fortalece economia de pequenos produtores

14/11/2016
Inauguração de fábrica de castanhas fortalece economia de pequenos produtores
150 famílias são incluídas produtivamente por meio da fábrica.Fotos: Ascom Desenvolve

150 famílias são incluídas produtivamente por meio da fábrica.Fotos: Ascom Desenvolve

A Fábrica de Beneficiamento de Castanhas São Sebastião foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira, 14, no município de Estrela de Alagoas. A unidade auxilia na sobrevivência de mais de 150 famílias que residem no povoado Impoeiras.

Para o funcionamento da fábrica, de acomodações simples, mas muito útil em seu propósito de transferir renda aos produtores locais, foi necessário um repasse feito por meio da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve).

Ao conhecer a realidade e a necessidade dos pequenos produtores de caju da região, que acabavam perdendo as castanhas por não possuírem os equipamentos para o pronto beneficiamento do produto em grandes quantidades, o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, buscou uma alternativa para solucionar a deficiência dos agricultores.

Com investimentos provenientes do Programa de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, que contam com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governador Renan Filho autorizou a transferência de R$ 243 mil para a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de São Sebastião (Acprus).

Os beneficiários são agricultores familiares do município e também de assentamentos da reforma agrária cuja produção de caju é realizada de forma agroecológica. Os associados à Acprus, após a colheita, levam os frutos para a pequena fábrica para o devido beneficiamento. A comercialização da castanha é realizada no próprio município e em cidades vizinhas, como Palmeira dos Índios e Igaci.

O valor liberado para a associação foi utilizado para fazer adequações ao local e ao processo de beneficiamento, além da compra de equipamentos para acondicionamento e estocagem da castanha, utilitários administrativos, uniformes e cursos profissionalizantes para os funcionários.

Agora com as melhorias promovidas pela liberação financeira da Desenvolve, a fábrica poderá funcionar em sua totalidade e de maneira regular, ao passo que a castanha beneficiada já está sendo vendida em pequenos mercados e nas feiras dos municípios da região.

Segundo o presidente da associação, Cícero Pinheiro, a chegada desse recurso foi fundamental para retirar os produtores do estado de apatia produtiva em que se encontravam.

“Essa liberação que o governador está nos proporcionando é a saída que precisávamos para resistir diante da falta de alternativas econômicas da nossa região. Esse é o nosso meio de vida, o que ajuda a colocar comida nas nossas mesas”, mencionou o presidente.

Desta maneira, o produtor local agora consegue agregar valor à venda da sua produção, gerando incremento de renda para os associados da entidade e seus familiares, transformando a vida de aproximadamente 600 pessoas, indiretamente, além de fortalecer a economia da região.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, em seu breve discurso durante a inauguração, elogiou a força de trabalho dos produtores de Estrela de Alagoas e o destemor de seguir lutando para viver com dignidade.

“Com o apoio do governador Renan Filho temos conseguido realizar ações como a implantação desta fábrica. Trabalhando nessa sistemática, alcançamos resultados nunca antes registrados na economia de base de Alagoas e, mais uma vez, isso está sendo mostrado: mais negócios, empregos e subsistência para centenas de famílias. Tenho a certeza de que seguimos no caminho certo”, afirmou Brito.