Geral

Governo de Alagoas garante acordo histórico entre Casal e Eletrobras

25/11/2016
Governo de Alagoas garante acordo histórico entre Casal e Eletrobras
Renegociação da dívida entre os órgãos irá garantir maior aplicação de recursos na prestação de serviços hídricos e energéticos em Alagoas Fotos de Ivo Neto

Renegociação da dívida entre os órgãos irá garantir maior aplicação de recursos na prestação de serviços hídricos e energéticos em Alagoas Fotos de Ivo Neto

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, mediou, nesta sexta-feira (25), acordo histórico para renegociação da dívida de R$ 252 milhões da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com a Eletrobrás Distribuição Alagoas, assinado pelos presidentes das instituições Vladimir de Abreu e Clecio Falcão.

O acordo envolve passivos de períodos anteriores, faturas pendentes dos anos de 2014 e 2015 e débitos provenientes de parcelas negociadas em 2008 que não foram pagas e que vão ser equalizados em pagamentos mensais de R$ 1,6 milhão ao longo de 20 anos.

As discussões foram iniciadas ainda em 2015 pela Secretaria da Fazenda junto à direção da Eletrobras no Rio de Janeiro, que aceitou assinar o acordo desde que o Tesouro Estadual se comprometesse a garantir o pagamento das parcelas caso houvesse algum descumprimento por parte da Casal.

“A Eletrobras aceitou as condições financeiras do acordo desde que o Estado desse garantia à operação, o que gerou a necessidade de adoção de uma série de medidas, a exemplo da aprovação da Lei nº 7.807/2016 na Assembleia Legislativa e do registro da operação no Tesouro Nacional”, explicou Santoro, acrescentando que o acordo figura entre os maiores já celebrados pela Eletrobras em todo o País.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, destacou o acordo como um passo significativo em direção à recuperação econômica dos órgãos, duas empresas de atuação significativa em Alagoas que não poderiam continuar com conflitos e ações judiciais que emperram o desenvolvimento destas e do Estado.

Já o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu, frisou que, com a recuperação dos valores devidos por meio do acordo, a Eletrobras conseguirá fazer novos investimentos em Alagoas para aperfeiçoar a distribuição energética e melhorar a prestação dos serviços para a população.

“Com os recursos oriundos deste acordo, nos comprometemos a fazer novos investimentos. As áreas técnicas vão sentar para que a gente priorize os recursos nas áreas onde a Casal tem deficiência na qualidade da energia e, assim, melhorar o abastecimento hídrico e energético no estado”, garantiu.