Brasil

Fundação se sensibiliza com a população de Viçosa e ecoa grito de socorro ao rio Caçamba

26/11/2016
Fundação se sensibiliza com a população de Viçosa e ecoa grito de socorro ao rio Caçamba
Rio Caçamba

Rio Caçamba

É lamentável ver um dos rios mais importantes para o abastecimento de 5 cidade de Alagoas agonizando. Desde 2010 o rio é utilizado como paliativo para o problema de falta d’água destas cidades, assim comprometendo a vida do rio.

Nesta semana o policial reformado Iran de Oliveira lançou nas redes sociais um vídeo denunciando a situação do manancial, onde relata que o rio Caçamba, principal rio do município de Viçosa hoje, não passa de dois metros de largura por dois palmos de profundidade d’água, em uma região que ultrapassava os dez metros de largura e a profundidade de três metros em períodos de verão, hoje com a transposição do rio e a criação de represas e desvios pelos fazendeiros, barragens sem o menor estudo de impacto ambiental o rio pede socorro.

Vamos conhecer melhor a história dessa triste realidade:

Em 1999 o prefeito em exercício Deda, anuncia a conclusão das obras da barragem do rio Caçamba para fortalecer o abastecimento do Povoado Anel, obra que foi concluída pela administração seguinte, mas que apresentou diversos problemas estruturais não resolvendo o problema de água no povoado.

Em 2009 o então prefeito Flaubert Torres Filho, juntamente com a empresa de saneamento municipal começa a cogitar a canalização da barragem para abastecer a barragem do SAAE localizada no rio Limoeiro para suprir a necessidade de abastecimento da cidade de Viçosa, hoje uma realidade.

Em 2011 governo do estado anuncia conserto das adutoras Carangueja e Helenildo Ribeiro (Caçamba) que abastecem Quebrangulo e Palmeira dos Índios, onde a do Caçamba já vinha distribuindo água para as duas cidades, pois o abastecimento feito pela Carangueja, já não supria mais a necessidade dos dois municípios.

Em 2013 foi anunciado que ele ajudaria o abastecimento em Paulo Jacinto: […] está em implantação uma adutora de transposição do rio Caçamba para a barragem do Cavaco, onde se situa a captação para atender a cidade. Esta barragem secou, causando problemas de desabastecimento. A adutora, que possui 1.600m de extensão e 200mm de diâmetro, está em fase final de implantação, devendo os serviços serem concluídos até o final deste mês, segundo informou o gerente da Unidade de Negócio Serrana, da Casal, José Oliveira.

Todas essas iniciativas paliativas de regularização do abastecimento destas cidades foram feitas sem nenhum estudo de impacto ambiental, sem contar que fazendeiros e pequenos produtores rurais as margens do rio fazem o mesmo, sem o menor cuidado com a saúde do rio o mesmo com suas barragens para uso nas plantações e criações beberem, diminuindo ainda mais a vazão no leito do rio.

Nesta segunda-feira o CEO da Alcance Foundation no Brasil enviará um pedido formal ao legislativo de Viçosa, pedindo para que seja marcada imediatamente uma audiência pública com o executivo e a população em geral para expor o problema do rio e buscar junto com toda a sociedade, encontrar uma solução para essa situação grave que enfrente o principal rio da cidade. Isso irá também fortalecer um pedido mais urgente, que os responsáveis pelo departamento de meio ambiente da cidade entre em contato com o IMA (Instituto do Meio Ambiente) denunciando as represas e desvios do rio feito ao longo dele, para que providências sejam tomadas.

Sabemos que não será fácil essa luta, pois não é uma questão municipal, mas que envolve outros municípios e os dois estados, o de Alagoas e Pernambuco, pois o rio nasce no estado vizinho, na Serra Lisa que fica entre os municípios de Bom Conselho e Chã Preta, complicando ainda mais as medidas cabíveis para mudança do quadro atual. Mesmo sendo difícil, não é impossível, a partir da força do voluntariado, a busca por alternativas assertivas, vamos mudar a realidade. Tomo como exemplo um grupo de cavaleiros e amazonas do povoado Anel denominados “Só na Pankada” que tem organizados seus participantes para fazer a limpeza da Cachoeira do rio Caçamba (cachoeira do Anel), fazendo com que tal beleza natural não deixe de existir, agora preocupados além a sujeira com a possibilidade de a mesma secar, o grupo das redes sociais ao que pertenço em Viçosa, Viçosa do Nosso Brasí, está discutindo sobre o assunto para enfileirar junto com a Fundação, buscando alternativas de recuperar nosso rio. A cidade ainda conta com o Rio Paraíba do Meio e outros, que ao longo dos anos vem morrendo por conta de seca e poluição despejada nele. Complementa Landstayner Passos CEO da Alcance Foundation Brasil, lamentando a situação caótica que o rio se encontra.

O escritório internacional da Fundação se pronunciou sobre o assunto. Não podemos ficar de braços cruzados vendo um rio importantíssimo como esse morrer, como as pessoas que vivem desse rio ficarão sem ele? Vidas dependem desse rio, não é possível que o poder público fique apenas a observa o que está acontecendo. É nosso dever enquanto cidadão que desejamos mudar a realidade das cidades que atuamos hoje, ter uma bandeira como essa. Precisamos junto a população está em diálogo com o ministério público, prefeituras, vereadores, órgãos competentes de meio ambiente e a sociedade civil, buscando alternativas para o salvamento deste importante patrimônio vivo dos dois estados. Contamos com a participação de todos que estão tendo conhecimento do fato, que junto com todo o grupo que já está se mobilizando venha ajudar, com contato, alternativas, ideias, enfim, tudo que vier a ajudar na solução desse grave problema é bem vida, finaliza Maciel Marques CEO da Alcance Foundation Internacional.