Geral

Fórum destaca parceria entre Governo e conselhos estaduais na proteção social

10/11/2016
Fórum destaca parceria entre Governo e conselhos estaduais na proteção social
Representantes dos conselhos estaduais de 18 estados brasileiros estão em Maceió para estratégias de avanço das políticas implementadas pelo Sistema Único de Assistência Social. Ascom

Representantes dos conselhos estaduais de 18 estados brasileiros estão em Maceió para estratégias de avanço das políticas implementadas pelo Sistema Único de Assistência Social. Ascom

Uma centena de representantes dos conselhos estaduais de Alagoas e de 18 estados brasileiros estão reunidos em Maceió para discutir estratégias de avanço das políticas implementadas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), com foco no controle social dos programas executados em benefício de seus usuários nos municípios, a exemplo do Bolsa Família.

O 36º Encontro do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas-AL) e pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), foi aberto nesta quarta-feira (9), com a participação do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fábio Bruni, da conselheira nacional e técnica da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Solange Teixeira, e do coordenador do Fonaceas, Antônio Figueiredo Neto.

Em nome do secretário da Assistência e Desenvolvimento Social Antônio Pinaud, que participa do VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em Recife (PE), o secretário executivo da Seades, Marconi Freire, deu as boas-vindas aos participantes do evento.

“É uma honra receber aqui em Alagoas os representantes de tantos conselhos estaduais. Esse é um momento único, que faz de Maceió o centro dos debates sobre a política de Assistência Social no Brasil. A Seades procura trabalhar em sintonia com o Ceas e os conselhos municipais que, bem como os Centros de Referência espalhados pelo Estado, são os verdadeiros responsáveis pela efetivação das políticas públicas que tanto se fazem necessárias aos usuários do Suas. É deles o mérito por qualquer sucesso que venha a ser alcançado dentro dessas políticas”, disse Freire.

Segundo o coordenador do Fonaceas, Antônio Neto, o 36º Encontro do Fórum busca a defesa do Suas a partir do controle social, com a articulação dos conselhos estaduais na fiscalização da política nacional de Assistência Social. “O Conselho Estadual de Alagoas está cumprindo seu papel. O evento está dando todas as condições para que os debates aconteçam. Agradecemos pela oportunidade dada pelo Governo de Alagoas para estarmos aqui discutindo soluções para a política de Assistência Social no Brasil”, destacou.

Na avaliação da presidente do Ceas-AL, Ana Tojal, os debates ocorridos em Maceió deverão resultar no fortalecimento do controle social do Suas em Alagoas. “Para Alagoas, um Estado que sofre com as vulnerabilidades sociais, isso é muito positivo. Precisamos de um Suas fortalecido e de políticas públicas voltadas para a proteção social dessas pessoas. O Fórum só vem a enriquecer esse controle social em nosso Estado”, afirmou.

O presidente do CNAS, Fábio Bruni, destacou o apoio do Governo de Alagoas ao Conselho Estadual e seu papel na condução dos programas executados no Estado. “Os governos estaduais têm um papel fundamental, tanto no apoio ao controle social, que é o que a gente vê aqui, quanto na implementação de serviços e programas vinculados à proteção especial e gestão. Ou seja, os Estados têm uma importância estratégica fundamental para o Suas, tanto para garantir o apoio à gestão democrática participativa quanto para garantir serviços naqueles municípios não conseguem por falta de demanda ou de condições de gestão”, observou Bruni.

O 36º Encontro do Fonaceas segue até esta sexta-feira (11). As atividades acontecem pela manhã e à tarde na Escola Fazendária, na AL-101 Norte, no bairro de Jacarecica.