Cidades

Fiscalização preventiva apreende passáros em feira de Arapiraca

22/11/2016
Fiscalização preventiva apreende passáros em feira de Arapiraca
Foto: Já é noticia.

Foto: Já é noticia.

Uma operação desencadeada pela Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI do São Francisco), por meio da equipe fauna, realizou blitz na manhã desta segunda-feira (21) flagrou centenas de pássaros silvestres sendo comercializados ilegalmente na feira livre da cidade realizada todas as segundas-feiras em Arapiraca, no Agreste do Estado. Os pássaros foram resgatados pelos agentes e encaminhados ao centro de triagem montado especialmente para receber os animais que serão recolhidos ao longo dos 13 dias da força-tarefa.

O trabalho da FPI começou por volta das 05h00 e, dentre as espécies resgatadas, estavam Curió, Papa-Capim, Extravagante, Azulão, Galo de Campina, Rolinha e Sabiá. Grande parte dos animais apresentava sinais de maus tratos, segundo os técnicos. Além das aves, uma iguana foi encontrada.

Durante a ação, dois homens foram detidos, Luiz Carlos dos Santos e José dos Santos Silva. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrecia (TCO), já que os crimes de comércio ilegal, maus tratos e venda de animais silvestres são de menor potencial ofensivo.

O promotor de Justiça Alberto Fonseca, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), afirmou que, apesar dos ilícitos não serem considerados graves, é importante coibir a venda ilegal das espécies silvestres para que as aves não sejam ameaçadas de extinção.

“Esse é um dos objetivos da FPI, previnir que os crimes já cometidos contra o meio ambiente se agravem ainda mais. Aqui temos espécies de pássaros importantes para a fauna do Sertão e que podem entrar na lista vermelha do Ibama, que é aquela que mostra quais são os animais com risco de extinção”, declarou.