segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Notícias

In:

Fábrica de castanha será inaugurada segunda-feira (14), em Estrela de Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas
Produtor local consegue agregar valor à venda da sua produção, gerando renda para os associados da entidade e seus familiares. (Foto: Ascom/Desenvolve)

Produtor local consegue agregar valor à venda da sua produção, gerando renda para os associados da entidade e seus familiares. (Foto: Ascom/Desenvolve)

Com o incentivo do Governo do Estado, está marcada para segunda-feira (14), a inauguração da Fábrica de Beneficiamento de Castanhas São Sebastião, localizada no município de Estrela de Alagoas, a 150 quilômetros da capital alagoana.

Na ocasião será oficializado o repasse do investimento proveniente do Programa de Desenvolvimento dos APLs de Baixa Renda do Estado de Alagoas (Fecoep/BNDES), no valor de R$ 243 mil, para a Associação São Sebastião, que contempla cerca de 150 pequenos produtores rurais da agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária da cidade.

A produção de caju é realizada de forma agroecológica pelos produtores, enquanto o beneficiamento e a comercialização da castanha são realizados por agricultores familiares que vivem em comunidades dos municípios de Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios e Igaci.

Aferidos pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), os recursos tomados tiveram como finalidade a realização de reformas necessárias para a implantação da fábrica, compra de insumos para a produção, equipamentos para acondicionamento e estocagem da castanha, utilitários administrativos e cursos profissionalizantes para os trabalhadores.

Agora, com os beneficiamentos promovidos pela liberação financeira da Desenvolve, a fábrica poderá funcionar em sua totalidade e de maneira regular, ao passo que a castanha beneficiada já está sendo vendida em pequenos mercados e nas feiras dos municípios próximos.

Dessa maneira, o produtor local agora consegue agregar valor à venda da sua produção, gerando incremento de renda para os associados da entidade e seus familiares, transformando a vida de, aproximadamente, 600 pessoas, indiretamente, e fortalecendo a economia da região.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, conta que o apoio do governador Renan Filho tem sido fundamental para a realização de ações como a implantação da fábrica.

“Trabalhando nessa sistemática, alcançamos resultados nunca antes registrados na economia de base de Alagoas e, mais uma vez, isso está sendo mostrado com a criação de mais negócios e geração de empregos e subsistência para centenas de famílias. Tenho a certeza de que seguimos no caminho certo”, afirmou Brito.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com