Cidades

Estudantes ocupam Escola Quintela Cavalcante em Arapiraca

07/11/2016
Estudantes ocupam Escola Quintela Cavalcante em Arapiraca
Decisão foi tomada após uma assembleia dos estudantes

Decisão foi tomada após uma assembleia dos estudantes

Estudantes decidiram após a realização de uma assembleia na manhã desta segunda-feira, (07) ocuparem a Escola Estadual Quintela Cavalcante localizada no Bairro Capiatá em Arapiraca. Ainda nesta manhã, a Escola Estadual Manoel Lúcio, no bairro Cacimbas foi desocupara em cumprimento a uma decisão judicial foi desocupada após passar mais de 22 dias tomada pelos estudantes. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) confirma a desocupação.

Segundo a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a Escola Quintela foi ocupada por outro grupo e por estudantes que saíram da Manoel Lúcio e integrantes da instituição eles protestam contra a PEC 241.

Com a determinação judicial cumprida, Alagoas tem agora 29 unidades de ensino ocupadas. A mobilização acontece em todo o país e é um protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos no país, a medida provisória da reforma do ensino médio e a Lei estadual da “Escola Livre”, que prevê “neutralidade política, ideológica e religiosa” de professores.

A decisão para a desocupação foi tomada pelo juiz Giovanni Alfredo Jatubá, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, a partir de uma ação movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A Ubes recorreu, mas o desembargador João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), manteve a ordem de retirada dos estudantes.