Cidades

Escritores delmirenses participam da II Bienal do Livro em Paulo Afonso

14/11/2016
Escritores delmirenses participam da II Bienal do Livro em Paulo Afonso
Delmirenses homenagearam o escritor David Roberto Bandeira da Silva

Delmirenses homenagearam o escritor David Roberto Bandeira da Silva

Durante a tarde da sexta-feira (11), os escritores delmirenses estiveram reunidos na II Bienal do Livro de Paulo Afonso em um momento dedicado somente para eles. Denominada de “tarde alagoana”, o espaço temporal contou com a coordenação do professor e escritor Edvaldo Nascimento e a presença dos autores Paulo Soares, Kátia Mafra, o cordelista Ezequiel Fernando, Fabrine Dayane, da cidade de Piranhas, Rafael Santos da cidade de Pariconha, Bruno Mafra representando a cidade de Água Branca e Melina Torres Freitas, também da cidade de Piranhas.

Os delmirenses homenagearam o escritor David Roberto Bandeira da Silva, também delmirense, falecido no último dia 26 de outubro. David Bandeira era professor, administrador e autor do livro “Ousadia no Nordeste: a saga empreendedora de Delmiro Gouveia, foi conferencista do Cariri Cangaço, ministrou diversas palestras e autor de outras obras como “Vila da Pedra história e fotografia” e “Estrada de Ferro Paulo Afonso”, dentre outras.

Durante o evento houve apresentação do grupo folclórico do povoado Salgado, declamação da poetisa Alessandra Figueiredo, apresentação musical com o cantor e artista Chico Mendes, e exposição de livros dos escritores delmirenses já publicados. Para Edvaldo, o evento consolida a importância da cultura e escrita na região sertaneja. “Parabenizo aos organizadores por mais uma vez ofertar à comunidade um evento desse porte, onde cultura e arte se misturam à escrita. A Bienal do Livro de Paulo Afonso fortalece ainda os autores da região sertaneja como um todo, apresentando suas obras que tanto engrandecem o mercado de livros. Só temos a comemorar pelo sucesso do evento”, frisou.

A II Bienal do Livro de Paulo Afonso foi realizado de 9 a 11 de novembro, no Memorial Chesf, com a organização de Antônio Galdino da Silva do jornal Folha Sertaneja, promotor do evento. Estiveram presentes ao evento o presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), Francisco Araújo Filho; do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso (IGH-MSPA), Roberto Ricardo do Amaral Reis; da Secretária do IGH-MSPA, Marta Tavares; do secretário da ALPA, Edson Barreto; do membro da ALPA Socorro Araújo, que formaram a comissão organizadora.

A II Bienal do Livro de Paulo Afonso homenageou dois personagens de reconhecida contribuição para o desenvolvimento do município de Paulo Afonso e que simbolizam a homenagem a todos os pioneiros da cidade – o ex-prefeito e ex-vereador Abel Barbosa e Silva, pioneiro da emancipação política de Paulo Afonso e o
professor Gilberto Gomes de Oliveira, pioneiro na educação em Paulo Afonso, fundador do Colégio e da Faculdade Sete de Setembro.