Geral

Escola Sesi expõe trabalhos científicos em feira estadual

29/11/2016
Escola Sesi expõe trabalhos científicos em feira estadual
Com cinco trabalhos selecionados, a Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) participa da 1ª Feira de Ciências da Educação de Alagoas (Experiment-AL), que está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti) nesta terça (29) e quarta-feira (30), das 9h às 17h, no estacionamento do Maceió Shopping.
 
Durante a exposição, os trabalhos passam por uma reavaliação, que pode resultar em uma premiação com bolsas de iniciação científica, disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os primeiros lugares dos ensinos fundamental e médio. Além disso, haverá uma votação aberta para premiar o trabalho mais votado pelo público.
 
O resultado – das 11 escolas da capital selecionadas pela Secti, cinco são do Sesi –, explica a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy, é fruto do esforço dos gestores e da equipe pedagógica da instituição, que têm implantado um modelo de educação que extrapola os limites das salas de aula.
 
“É muito importante que os alunos busquem novas fontes de conhecimento, então, esses meninos estão iniciando na pesquisa científica, uma coisa inédita para o Ensino Fundamental. E ficamos imaginando como esses meninos chegarão ao Ensino Médio e à faculdade muito mais bem preparados, aptos a desenvolverem projetos para a sociedade e para o estado de Alagoas. Isso nos enche de esperança por um futuro melhor”, destacou.
 
Conforme a Secretaria de Tecnologia, todos os trabalhos selecionados para a exposição apresentam uma relevância técnico-científica, social e cultural e foram desenvolvidos por alunos e professores das escolas públicas e privadas do Estado de Alagoas. As apresentações contam com recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos, dentre outros, de forma lúdica, dinâmica e interativa.
 
A Experiment-AL é um projeto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do CNPq, com o apoio do Maceió Shopping, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), secretarias estadual e municipal de Educação e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).