Geral

Chá de Memória traz a presença do negro em Alagoas como tema central

21/11/2016
Chá de Memória traz a presença do negro em Alagoas como tema central

Aproximar a comunidade da história de Alagoas, por meio de um espaço dinâmico, aberto e receptivo, é a proposta do Arquivo Público (APA) com o projeto ‘Chá de Memória’.

Pensando nisso, o APA, em parceria com Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual da Alagoas (Uneal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promovem na terça-feira (29), das 16h às 18h, a segunda edição do projeto ‘Chá de Memória’ abordando o tema “A presença do negro em Alagoas: história, cultura e sociedade”, como parte das atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra.

A programação conta com a participação dos professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Flávia Maria de Carvalho e Maria Aparecida de Oliveira, e de Clébio Correia de Araújo, vice-reitor e professor da Universidade Estadual da Alagoas (Uneal).

Vinculado ao Gabinete Civil desde 2007, o Arquivo Público de Alagoas é o principal órgão responsável pela guarda, conservação e disseminação da história administrativa de Alagoas. Por meio do projeto ‘Chá de Memória’, fortalece a missão de fomentar a pesquisa e estimular o encontro de estudantes e profissionais ao abrir as portas para uma nova fase de atividades que estimulem o uso do seu acervo como forma de reconhecimento à diversidade cultural existente.

“O Chá de Memória foi o início de uma nova postura de aproximação assumida pelo Arquivo Público, possibilitando uma relação mais direta com a comunidade alagoana. A expectativa para esta segunda edição é de que a quantidade de inscrições seja maior, pois a população começou a se interessar pela memória do nosso Estado”, destacou Wilma Nóbrega, diretora do Arquivo Público de Alagoas (APA).

Participação

A participação será aberta a todos os interessados nas temáticas, bastando apenas preencher a ficha de inscrição no site do Gabinete Civil ou Arquivo Público ou, ainda, solicitar a inscrição pelo e-mail [email protected].

As inscrições são gratuitas e ilimitadas a 120 vagas. A expectativa é que o encontro reúna pesquisadores, profissionais das áreas de ensino, comunicação, estudantes, professores e turistas.

As inscrições, bem como mais informações do projeto, serão divulgadas na primeira quinzena de dezembro, na página do Gabinete Civil e do Arquivo Público de Alagoas.