Geral

Cerest promove I Seminário de Vigilância de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico

07/11/2016
Cerest promove I Seminário de Vigilância de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove, nesta terça-feira (8), o I Seminário de Vigilância de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico. O evento ocorre no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a partir das 8h, no bairro Farol, em Maceió.

 

A iniciativa tem a meta de ampliar a discussão do tema e criar normas para ações e cuidados prestados aos profissionais.

 

“O acidente com material biológico é definido como a exposição involuntária de um indivíduo a sangue ou secreções através da pele, das mucosas e lesões com agulhas ou instrumentais cirúrgicos”, explicou a supervisora do Cerest Estadual, Gardênia Santana.

 

A supervisora destacou que, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a maior parte dos acidentes com materiais biológicos são sofridos por estudantes de cursos técnicos e universitários, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

“O seminário pretende ampliar a conscientização sobre a importância do uso dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], além do acompanhamento completo dos casos de acidentes”, destacou Gardência Santana.

 

Programação – O evento será iniciado às 8h, com a recepção aos participantes. Após a abertura, os presentes irão assistir a apresentações sobre a política de saúde do trabalhador e um painel de debates sobre a situação das notificações, destacando o contexto observado nas unidades de saúde e orientações sobre o que deve ser notificado.

 

Já no segundo horário, os participantes assistirão a uma apresentação sobre o protocolo de atendimento às vítimas de acidentes com material biológico. Na sequência haverá uma discussão, proposição e registro de encaminhamentos pós-seminário. 

 

“Iremos realizar uma discussão para definir a melhoria da notificação dos acidentes com material biológico, definir como dever o acompanhamento dos casos, além de disseminar o protocolo que existe para esta finalidade”, ressaltou Gardênia Santana.