Brasil

Áudio mostra piloto de avião da Chapecoense insistindo para pousar; ouça

30/11/2016
Áudio mostra piloto de avião da Chapecoense insistindo para pousar; ouça

Um áudio, divulgado na tarde desta quarta-feira (30), revelou pedidos insistentes para pousar do piloto do avião que transportava a Delegação da Chapecoense à Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29). Essa seria a última conversa que o piloto Miguel Quiroga teve com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.

Na gravação, Quiroga relatou falta de combustível na aeronave e pediu diversas vezes para pousá-lo momentos antes do acidente que causou a morte de 71 pessoas entre atletas, dirigentes, jornalistas e comissários. Uma controladora respondeu à solicitação do piloto afirmando que a “próxima chance” para pouso seria dali a sete minutos. Isso porque havia uma emergência com outra aeronave sendo atendida naquele momento.

Em seguida, ela dá ordens para que o avião permaneça no ar e autoriza a aproximação da outra aeronave. Aos 9 minutos da gravação, que totalizou 11 minutos, o piloto revelou, em tom de desespero falha elétrica.

Confira diálogo:

– Senhorita, Lamia 933 está em falha total, falha elétrica total, em combustível – grita o piloto.

– Pista livre e com chuva sobre a superfície, Lamia 933. Bombeiros acionados – responde a controladora.

Na sequência, em três frases rápidas, o piloto pede à torre as coordenadas para pousar, no que é atendido. Então, a controladora pergunta a altitude do avião:

– 9 mil pés, senhorita. Direção, direção… – são as últimas palavras gravadas do piloto.

Depois, a torre avisa que o avião da Chapecoense está a cerca de 13 quilômetros da pista de pouso. Na próxima pergunta sobre altitude, o piloto não se comunica mais. Os chamados dos controladores duram mais dois minutos.