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Alunos da rede pública participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física

08/11/2016
Alunos da rede pública participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física
Em Alagoas, 254 alunos, distribuídos em 52 escolas estaduais, sete institutos federais e cinco escolas municipais respondem às provas da OBFEP. Fotos: Valdir Rocha

Em Alagoas, 254 alunos, distribuídos em 52 escolas estaduais, sete institutos federais e cinco escolas municipais respondem às provas da OBFEP. Fotos: Valdir Rocha

Estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal participam nesta terça-feira (8), da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização.

Em Alagoas, 254 alunos, distribuídos em 52 escolas estaduais, sete institutos federais e cinco escolas municipais respondem às provas da OBFEP, que tem o intuito de valorizar e incentivar a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

Além da prova teórica, os estudantes que realizaram a segunda fase da OBFEP se depararam com um novo desafio: os experimentos. Uma das escolas estaduais que foi local para a realização da prova foi a Moreira e Silva, localizada no Cepa [Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas].

Segundo o coordenador estadual da olimpíada, Ronaldo Cristiano da Silva Moura, o Estado foi destaque nesta segunda fase. Ele atribuiu a adesão dos alunos ao trabalho constante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped).

“Nós conseguimos ser o 7º estado da federação com o maior número de participantes para a segunda fase da olimpíada. Isso é muito significante. A Seduc, por meio do Cecite [Centro de Ciência e Tecnologia], que pertence à superintendência, tem realizado trabalhos lúdicos e experimentais, para mostrar a física na prática e, assim, despertar o interesse dos alunos”, explicou o coordenador.