Geral

AL é Estado que mais cresce no segmento do turismo no NE

30/11/2016
AL é Estado que mais cresce no segmento do turismo no NE

O ano de 2016 foi marcado pela retração econômica, o que impactou diretamente o turismo nacional, diminuindo a chegada de visitantes a diversas regiões de todo o Brasil. No Nordeste não foi diferente, segundo dados da Infraero, Estados como Bahia e Ceará registraram retrações de -18,19% e -10,31% respectivamente.

Alagoas foi o Estado nordestino que mais cresceu no setor turístico, apesar da retração por causa da crise econômica. Divulgação

Alagoas foi o Estado nordestino que mais cresceu no setor turístico, apesar da retração por causa da crise econômica. Divulgação

Mesmo diante do cenário desfavorável, Alagoas se destacou apresentando um aumento do número de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Até o mês de setembro, o Estado teve um aumento de 1,77%, no acumulado do ano, quando comparado ao mesmo período de 2015, sendo o Estado nordestino que mais cresceu, ficando a frente de Pernambuco, que apresentou uma elevação de 0,98%. Apenas os dois Estados apresentaram números positivos.

Para o economista e consultor empresarial Lucas Sorgato, a chegada de mais turistas é um fator relevante e que movimenta diretamente a economia de Alagoas, estimulando a instalação de novos empreendimentos e incentivando o comércio através dos serviços ligados ao segmento.

“Alagoas tem apresentado números acima da média nacional. Essa crescente movimentação é fundamental para que a economia se desenvolva, seja melhor estruturando a rede hoteleira, seja pelo desenvolvimento de serviços ligados ao turismo. Gastronomia, passeios, comércio. Tudo isso é ampliado graças ao aumento de visitantes, fato que consolida Alagoas como um dos destinos mais procurados do Brasil”, afirmou Sorgato.

Hotelaria

Um dos segmentos mais impactados por esses resultados é a hotelaria, que tem recebido, consequentemente, mais hóspedes. Segundo o proprietário do Hotel Ritz Lagoa da Anta, Pietro Coelho, a ocupação hoteleira tem crescido nos últimos meses permitido maiores investimentos no setor.

“Muito do crescimento do turismo e da hotelaria de Alagoas se deve à união entre setor público e privado, cujo objetivo é atrair cada vez mais turistas. Atualmente, temos mais de 10 voos fretados para a alta temporada; temos também voos internacionais, o que não tínhamos há 10 anos. Se continuarmos neste ritmo, a previsão é de que 90% dos leitos sejam ocupados em abril. Posso afirmar que a hotelaria alagoana está bastante satisfeita.”, comemorou Coelho.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, os resultados se devem às estratégias adotadas pela pasta. “Desde o trabalho realizado com os incentivos fiscais para garantir mais voos e consequentemente mais desembarques, até o trabalho de promoção do destino nos principais mercados emissores utilizando as mídias tradicionais e trabalhando massivamente nas mídias digitais. Este é um exemplo da Alagoas que dá certo e que vai continuar crescendo em 2017”, comemora o gestor.

Ainda segundo o secretário, atualmente Alagoas possui 19 hotéis em construção, que devem gerar 1.100 empregos diretos em 2017.

Tags: