Política

Verônica, Júlio ou Sheila: quem vai ficar à frente da prefeitura de Palmeira a partir de 2017?

01/10/2016
Verônica, Júlio ou Sheila: quem vai ficar à frente da prefeitura de Palmeira a partir de 2017?

O município de Palmeira dos Índios é outro que este ano está com a eleição disputadíssima. No início da formação das chapas, foi cogitada a possibilidade de ter até sete opções de candidatos. Esse número caiu para três: Doutora Verônica (PMDB), Júlio Cézar (PSB) e Sheila Duarte (PT). Segundo os eleitores, a disputa pela prefeitura ficará mesmo entre Verônica e Júlio.  Aqui, mostraremos uma breve biografia e também as principais propostas de governo dos três candidatos, de acordo com divulgação do Tribunal Superior eleitoral (TSE). No total, Palmeira tem 49.320 eleitores aptos para votação.

Dra. Verônica

Dra. Verônica

Maria Verônica Costa Medeiros, a doutora Verônica (PMDB) nasceu no dia 27 de maio de 1958 e Murici, interior do estado. É casada, mãe de três filhos (Victor Medeiros, in memorian) médica, pediatra, sanitarista, política, empresária e estudante do curso de direito. Vereadora por Palmeira em 2001, ela também foi vice-prefeita na primeira gestão do governo James Ribeiro, secretária de Saúde, secretária da Mulher e secretária de Planejamento e Gestão do município. O seu candidato a vice-prefeito é o ex-vereador e empresário Gileninho Sampaio (PDT), filho do ex-prefeito de Palmeira Gileno Sampaio.

Apoiada pelo atual gestão municipal, pelo governador Renan Filho, senador Renan Calheiros, deputados federais Ronaldo Lessa e Givaldo Carimbão, e pelo ex-governador de Alagoas Teotonio Vlela Filho, ela tenta ser eleita este ano para a prefeitura do município.

Caso saia vitoriosa no próximo dia 2, a doutora Verônica pretende entre outras metas:

– Implantar Escola de Governo, que vai desenvolver internamente programas de treinamento permanente para servidores das diversas áreas da administração municipal.

– Realizar novos concursos públicos.

-Consolidar, junto ao governo do estado, definitiva implantação do Polo Multissetorial de Palmeira dos Índios, proporcionando ao Governo Municipal junto com o Governo do Estado promover uma política de geração de empregos na região, política essa com reflexos direto sobre a economia local.

Julio Cezar

Julio Cezar

Júlio Cézar da Silva, o Júlio Cézar (PSB) nasceu em Caruaru, interior de Pernambuco, no dia 24 de outubro de 1971. É vereador por Palmeira, jornalista, casado e pai de uma filha. Ele é apoiado pelo senador Benedito de Lira, pelos deputados estaduais Rodrigo Cunha e João Beltrão, pelo deputado federal Marx Beltrão e pela ex-prefeita de Maceió Kátia Born. O vice de Júlio Cézar é o ex-secretário de Saúde do governo Maria José, vereador e médico Márcio Henrique.

Em 2014, ele foi candidato a governador de Alagoas pelo PSDB e também foi líder do governo James Ribeiro na Câmara de Deputados do município. Este ano, ele também concorre a uma vaga na prefeitura de Palmeira dos Índios.

Se for eleito, Júlio Cézar apresenta algumas de suas propostas para administrar o município:

– Implantar o programa remédio em casa para pacientes crônicos cadastrados (CEAF)

– Ampliação das ações do programa melhor em casa; – Ampliação do Núcleo de apoioà saúde da família – NASF;

– Implantação do sistema de gestão em saúde, adotando procedimento eletrônico interligado entre os órgãos municipais da saúde, facilitando o acesso do usuário a consulta e exames;

– Buscar recursos, através da bancada federal de Alagoas, para construção de um hospital que vise atender as mulheres, as crianças e os idosos, com foco regional; – Implantação do centro de saúde do trabalhador – CEREST;

– Criação de um sistema de gestão da qualidade dos serviços da saúde.

Sheila Duarte

Sheila Duarte

Sheila Maria Duarte, a Sheila Duarte, é candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios pelo PT. Ela é natural de Palmeira e nasceu no dia 14 de agosto de 1969.

Casada com o médico Pedro Paulo Duarte, presidente do PT palmeirense e ex-vice-prefeito, ela é mãe de duas filhas.

Sheila se filiou ao partido em 1999. Ela é empresária e vereadora por Palmeira. Sem querer concorrer à reeleição do seu atual mandato na Câmara, ela optou por se candidatar à prefeitura em 2016. Seus principais apoiadores são o deputado federal Paulão (PT), que concorre à prefeitura de Maceió, e o deputado estadual Ronaldo Medeiros e Francisco Tenório. O vice de Sheila é o professor de História e estudante do curso de direito, o cadeirante Edmilson Sá.

Aguerrida, a vereadora Sheila Duarte – pode se afirmar agora – é a única candidata de oposição ao governo James Ribeiro neste pleito porque é oriunda de grupo político diverso do atual prefeito e sempre esteve na linha de frente em oposição ao governo municipal.

Sheila tem como principais propostas de governo, caso seja eleita:

A implantação do Orçamento participativo; a Reabertura da urgência e emergência do Hospital Santa Rita que está fechada desde 2015; A implantação da Gestão democrática na escola: eleição para diretor; Garantia de 1% do orçamento para o fundo municipal da criança e do adolescente; Mapeamento cultural e gastronômico; Proejto triângulo da pinha; Políticas e ações preconizadas na lei brasileira de inclusão, lei nº 13,146/2015.