Geral

Tesouro Nacional cita Alagoas como um dos estados que mais avançaram no controle fiscal

21/10/2016
Tesouro Nacional cita Alagoas como um dos estados que mais avançaram no controle fiscal

O governador Renan Filho destacou para a imprensa local, durante solenidade de liberação do consórcio Sanema, de Esgotamento Sanitário da Região do Farol de Maceió, na manhã desta sexta-feira (21), a citação do Tesouro Nacional sobre as melhorias de Alagoas no controle fiscal.

O Estado foi mencionado como um dos poucos entes federados que conseguiram avançar nesse segmento. O resultado somente foi alcançado pelo trabalho iniciado desde o início de 2015, com a redução de despesas e o ajuste de contas.

“Reduzimos 30% dos cargos comissionados, enxugamos cinco secretarias, economizamos R$ 200 milhões em custeio, com a revisão de contratos, sem falar na gestão planejada das dívidas de restos a pagar, entre outras. Por isso, posso dizer que o Estado está equilibrado. Apertamos o cinto no início, porque prevíamos a crise. Ao menos onze estados não estão conseguindo pagar os salários do funcionalismo público. Isso é sério. Enfrentamos a crise com trabalho e vamos continuar assim até o final do mandato,” ressaltou o governador alagoano.

Para permanecer gerenciando o equilíbrio das contas públicas, Renan Filho ratificou ainda que vai atender às demandas das categorias, mas não poderá fazer nada com irresponsabilidade e penalizar o interesse público em sua forma totalitária.

“A gente precisa fazer valer as demandas e necessidades das categorias, mas, também, não podemos permitir por irresponsabilidade e falta de serenidade que Alagoas quebre. Esse é o verdadeiro significado de governar. Atuar sem risco para a população, visando sempre o interesse público