Geral

Técnicos são orientados para elaboração dos planos municipais

13/10/2016
Técnicos são orientados para elaboração dos planos municipais
O plano deve ser submetido à aprovação do Conselho e então publicado no Diário Oficial do Município. Ascom Seades

O plano deve ser submetido à aprovação do Conselho e então publicado no Diário Oficial do Município. Ascom Seades

Técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de 32 municípios alagoanos participaram nesta quinta-feira (13) da reunião promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) sobre a elaboração dos planos municipais de Atendimento Socioeducativo.

O objetivo do plano é organizar a rede socioeducativa, aprimorar e monitorar a atuação dos responsáveis pelo atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Os Executivos municipais e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) têm a responsabilidade de deflagrar o processo de elaboração dos planos municipais. Em seguida, o plano deve ser submetido à aprovação do Conselho e então publicado no Diário Oficial do Município.

A psicóloga do Creas de Coruripe, Rosalva Pacheco, elogiou as reuniões realizadas na Seades. “Eu trabalho na política da Assistência Social há 14 anos e tiro muito proveito das orientações. Como ficamos distante nos municípios, nós achamos muito importante essa aproximação estadual para que possamos esclarecer os trabalhos e levar para a prática do dia a dia, com mais eficiência nos serviços que realizamos”, explicou.

A gerente de Proteção Especial da Seades, Deirise Salgueiro, explicou o processo até que o adolescente receba o atendimento. “Serão atendidos aqueles adolescentes que estão sendo encaminhados pela Justiça Federal, para os Creas, onde será avaliado o serviço necessário que ainda não foi realizado e então é feito o encaminhamento para que ele possa ser executado da forma correta”, explicou a gerente.

Os municípios que não puderam comparecer à reunião desta quinta-feira serão convocados para um novo encontro com data ainda a ser divulgada.