Geral

Técnicos do Itec recebem treinamento especial em engenharia de software

21/10/2016
Técnicos do Itec recebem treinamento especial em engenharia de software
Ponto de função vai facilitar trabalho do Governo de Alagoas. Fotos: Ascom Itec

Ponto de função vai facilitar trabalho do Governo de Alagoas. Fotos: Ascom Itec

Uma fábrica de software, para ser instalada ou contratada, precisa obedecer a inúmeros critérios e diretrizes, visando que o processo aconteça de maneira eficaz, segura e rentável para o Estado e para a sociedade como um todo.

Os técnicos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) vem trabalhando com esmero e eficácia em um contrato grande para a licitação de uma fábrica de software, no intuito de reforçar a capacidade do instituto e agora estão recebendo um reforço extra nessa demanda. Trata-se de um treinamento em engenharia de software voltado à metodologia de ponto de função, métrica que permite estimar tempo, produtividade de equipe e custos na fabricação de um software.

O facilitador da capacitação é o cientista da computação Napoleão Lemos, consultor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). Napoleão Lemos já foi vice-presidente da Abep, diretor de infraestrutura tecnológica da Companhia de processamento de Dados da Bahia (Prodeb) e possui perícia em engenharia de requisitos e pontos de função.

De acordo com Napoleão Lemos, a equipe do instituto é bastante preparada e o treinamento só vem complementar ainda mais essa capacidade.

“A equipe do Itec é competente e o edital que está sendo preparado para a contratação da fábrica de software está muito bem estruturado. O meu papel aqui é complementar, ajudar a melhorar. A equipe pode não dominar muito ainda as questões de ponto de função,porém com o treinamento passará a compreender, o principal é que todos tem compromisso, então fica uma troca: eu vou passar conhecimentoe também aprender”, disse o consultor.

Para o presidente do Itec, Luciano dos Santos, a metodologia de ponto de função só vem a trazer benefícios e economia para o Governo do Estado.

“Trata-se de uma forma mais precisa de produção e acompanhamento, muito mais do que outras metodologias, como por exemplo a do’homem-hora’. Economizará bastante para Alagoas, pois pagaremos somente pelo que for produzido. Além disso, fatores como tempo, custo e produtividade da equipe poderão ser medidos de uma maneira mais clara e objetiva”, informou o presidente.

Entenda o que é Ponto de Função

Ponto de função é uma métrica, uma unidade de medida que serve para medir o tamanho de um sistema em número de ponto de função, que seriam as funcionalidades que o sistema vai ter para apoiar o usuário. Por exemplo, no sistema de uma loja, “cadastrar cliente”, “excluir cliente” e outras ações são funcionalidades do sistema.

O Ponto de Função mede o tamanho de cada uma dessas funcionalidades, cada uma possuirá um valor, conforme regras definidas por tabelas, e com isso se estima o custo e o prazo para fazer aquela tarefa.

Se o valor de um ponto de função custa R$ 500 reais, 30 pontos de função custarão R$ 15 mil reais. O tempo depende da equipe, que pode fazer n pontos de função por dia. Por exemplo, um sistema com 30 pontos de função, se a equipe fizer 10 pontos por dia, em três dias o sistema estará concluído. Então, isso vai permitir medir o esforço, o prazo, e o custo no processo de produção dos softwares.