Geral

Sesau apresenta experiências bem sucedidas do Mais Médicos em Alagoas

24/10/2016
Sesau apresenta experiências bem sucedidas do Mais Médicos em Alagoas
No encontro foram apresentadas algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando. (Fotos: Olival Santos)

No encontro foram apresentadas algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando. (Fotos: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (24), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a I Mostra do Programa Mais Médicos em Alagoas. Durante a ação foram apresentadas, no auditório da universidade, algumas das experiências implementadas nos 67 municípios que possuem profissionais atuando.

Entre as ações que merecem destaque, o trabalho desenvolvido na zona rural de Branquinha, no assentamento Santo Antônio da Boa Vista, pela médica sergipana e formada em Cuba, Carla Rayane Meneses. Graças ao trabalho realizado pela equipe coordenada por ela, os pacientes tiveram a hipertensão e diabetes controladas e todas as gestantes passaram a realizar o pré-natal regularmente.

“Entrei no programa em junho de 2015 e quando cheguei à comunidade os serviços da atenção básica eram deficientes e a população tinha que se deslocar para o Hospital de União dos Palmares, o que acabava superlotando a unidade. Hoje, juntamente com a minha equipe, atendemos na Unidade Básica de Saúde e também fazemos visitas em 29 fazendas da região, estabilizando doenças e prestando uma assistência qualificada”, ressaltou a médica.

Outro município que tem apresentado resultados positivos com o Mais Médicos é Craíbas, no Agreste do Estado. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diógenes Costa, os três médicos que estão na cidade atendem cerca 10 mil famílias e estão melhorando os indicadores ligados à atenção básica.

“Nesses três anos do Programa Mais Médicos em Craíbas conseguimos melhorar os atendimentos médico e hospitalar, principalmente nas comunidades mais distantes da cidade. Com a presença desses profissionais, os indicadores ligados à atenção primária tiveram um ganho significativo, em especial os índices de vacinação e citologia”, afirmou o gestor municipal.

Dados

Os 291 médicos que atuam no Mais Médico e no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) estão espalhados em 67 municípios de Alagoas. Durante o evento, Ivana Pitta, coordenadora do Mais Médicos em Alagoas, parabenizou e agradeceu aos profissionais que estão encerrando mais um ciclo no programa.

“Com a presença de vocês a saúde do Estado melhorou consideravelmente, principalmente os indicadores ligados à atenção primaria. Nós da Sesau só temos a agradecer por toda a dedicação em levar saúde para os que mais precisam”, salientou a coordenadora, que representou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, no evento.