Geral

Seplag impulsiona discussão com estudantes de Economia

27/10/2016
Seplag impulsiona discussão com estudantes de Economia
Reprodução

Reprodução

Impulsionar a disseminação da informação. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), uma palestra a estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na oportunidade, além de conhecer um pouco sobre a pasta, os jovens puderam aprender ainda mais sobre o Alagoas em Dados e Informações, plataforma que disponibiliza todo o conhecimento socioeconômico do Estado e que vem auxiliando os estudantes em suas atividades na universidade.

Direcionado pelo economista e gerente de Estatística e Indicadores da Seplag, Roberson Leite, o momento, além de reforçar a importância do trabalho realizado pela pasta, fortaleceu a premissa de se trabalhar com informações autênticas e que sejam relevantes para a sociedade.

“É imprescindível fazer com que a sociedade reconheça cada vez mais o Estado de Alagoas como produtor de informação, referendado, inclusive, a nível nacional. Nós, como servidores, ficamos muito felizes com oportunidades como essas, onde podemos mostrar o tamanho da responsabilidade à qual está atrelado o nosso trabalho”, explicou Roberson.

Para o professor e tutor do PET economia Cid Olival, a visita à Seplag é fundamental para agregar conhecimento ao grupo, mas tem um valor muito mais relevante e amplo, que é o de possibilitar à sociedade alagoana um conhecimento com linguagem acessível sobre tudo o que é produzido no Estado.

“O grupo produz mensalmente um boletim de conjuntura com dados sobre o Estado de Alagoas e conhecer o portal Alagoas em Dados é fundamental para que novas análises e informações possam ser incorporadas nos projetos dele. É de extrema importância conhecer a dinâmica de funcionamento, as bases de dados que estão disponíveis aqui, e refletir de que forma isso tudo pode ser utilizado para apresentar à sociedade um pouco mais de informação consolidada, com rigor científico”, afirmou.

Estudante do PET Economia, Maria Isabel comentou sobre a sensibilidade que a Secretaria tem demonstrado para com a comunidade, tanto por meio do que é disponibilizado no portal, quanto pela promoção de encontros como esse, que viabilizam um diálogo maior entre o Estado e o povo.

“Precisamos entender que buscar informações socioeconômicas do lugar onde moramos não é uma característica pertinente apenas aos estudantes de Economia, mas sim à população como um todo” explicou a estudante.

Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, a oportunidade é vista como uma forma de fomentar cada vez mais a transparência e a proximidade com a sociedade alagoana, premissas básicas da gestão de Renan Filho.

“Estreitar laços com a população e, principalmente, manter parcerias com a comunidade acadêmica, é algo que temos feito com frequência e que, aos poucos, tem nos levado a outro patamar, na busca pela construção diária de uma nova Alagoas”, finalizou o gestor.