Geral

Secretários discutem fortalecimento do agronegócio em Alagoas

07/10/2016
Secretários discutem fortalecimento do agronegócio em Alagoas
Secretários Christian Teixeira e Álvaro Vasconcelos discutiram formas de proporcionar melhorias ao agronegócio alagoano, por meio do fortalecimento de parcerias entre as duas pastas. Julianne Leão

Secretários Christian Teixeira e Álvaro Vasconcelos discutiram formas de proporcionar melhorias ao agronegócio alagoano, por meio do fortalecimento de parcerias entre as duas pastas. Julianne Leão

Durante a realização da 16ª edição da Feira Orgânica, os secretários de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, aproveitaram para discutir formas de proporcionar melhorias ao agronegócio alagoano, por meio do fortalecimento de parcerias entre as duas pastas do Governo de Alagoas.

Para o secretário Álvaro Vasconcelos, foi um encontro propositivo e teve como meta estreitar ainda mais o relacionamento entre as duas secretarias de Governo, em consonância com a política adotada desde o início da gestão do governador Renan Filho. “Tratamos de diversos temas, visando o fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas e o momento representa um ganho para o Governo de Alagoas e para a sociedade em geral”, ressalta.

Como destaca o secretário Christian Teixeira, a visita de cunho institucional teve como finalidade prestigiar o trabalho que tem sido feito pela pasta, e que vem contemplando famílias dos agricultores de Alagoas. “É preciso estabelecer pontes com todas as partes que compõem o governo, para fomentar a geração de renda e o fortalecimento do agronegócio alagoano, priorizando sempre o desenvolvimento econômico do Estado”.

Para Christian Teixeira, a aproximação entre todas as peças que compõem o governo se faz importante para criar uma sinergia na busca de novos investimentos em prol de uma nova Alagoas. “Trabalhar de forma articulada é o melhor caminho para disseminar ações que beneficiem a sociedade”, disse o secretário do Planejamento.

Na Seplag, o Núcleo de Estudos e Projetos (NEP), que atua por meio de bolsistas do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP), é responsável pela produção de estudos setoriais e, consequentemente, de projetos que têm por intuito subsidiar o governo na otimização não só das áreas sob as quais se debruçam, mas do Estado como um todo.

Os secretários Álvaro Vasconcelos e Christian Teixeira também abordaram ações e projetos sobre o Programa do Leite, a distribuição do bagaço aos agricultores para alimentação dos animais e a cadeia produtiva do leite e políticas públicas para a agricultura familiar.

Durante o encontro, Christian Teixeira destacou a agricultura familiar, uma das temáticas pesquisadas pela Seplag, que poderão nortear o trabalho técnico realizado pela Seagri. Os estudos não só representam diagnósticos encontrados pela Secretaria do Planejamento, mas também propostas reais de melhorias levantadas por economistas.

“Não temos como pensar em planejamento sem informação. É nosso papel elaborar estudos e subsidiar outras secretarias com dados que estejam de acordo com a realidade, em prol de melhorias ao nosso Estado”, contribuiu Christian Teixeira.

O secretário Álvaro Vasconcelos reconheceu ainda o comprometimento do secretário Christian Teixeira dentro do Governo de Alagoas, destacando que a meta do governador Renan Filho é estabelecer sempre a interação entre as secretarias.