Geral

Secretário Luciano Barbosa inicia ciclo de encontros com comunidade escolar

19/10/2016
Secretário Luciano Barbosa inicia ciclo de encontros com comunidade escolar
No primeiro encontro com a comunidade escolar, o secretário Luciano Barbosa destacou que Alagoas conquistou o segundo maior índice de aceleração do crescimento do Ideb e ouviu reivindicações de professores e pais de alunos da rede estadual. José Demétrio

No primeiro encontro com a comunidade escolar, o secretário Luciano Barbosa destacou que Alagoas conquistou o segundo maior índice de aceleração do crescimento do Ideb e ouviu reivindicações de professores e pais de alunos da rede estadual. José Demétrio

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, deu início a um ciclo de reuniões e diálogos com a comunidade escolar. Na terça-feira (18), no Cepa, o gestor se reuniu com as escolas da rede estadual de Maceió pertencentes a 1ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (Geres), enquanto, nesta quarta-feira (19), será a vez da comunidade escolar e secretários de Educação do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.

Para um público composto por diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, pais e conselheiros escolares, Barbosa destacou ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ouviu demandas. A iniciativa de se ter um diálogo aberto e direto entre secretário, gestores e demais membros da comunidade escolar é uma prática que há muito tempo não se via na rede pública estadual.

“O caminho para a redução das desigualdades é a escola. E, para mudarmos a realidade educacional de nosso Estado, é preciso uma ação coletiva. Por isso, o engajamento de todos neste processo é importante”, afirmou Barbosa.

Na ocasião, o secretário lembrou que a Seduc e a Fundação Lemann fizeram uma parceria para a melhoria dos índices do Ensino Fundamental. “Tivemos o segundo maior índice de aceleração do crescimento do Ideb, ficando atrás apenas do Ceará. Para melhorar estes índices, a Fundação Lemann está fazendo um diagnóstico e promovendo formação com nossas escolas de forma a termos um novo cenário no futuro”, disse.

Conselhos
Por fim, Barbosa também chamou atenção para as eleições dos conselheiros escolares, que serão realizadas de 21 a 27 de outubro em toda a rede estadual. “Com os recursos do Programa Escola da Hora, demos autonomia para os gestores realizarem as intervenções necessárias. Essa medida também visa elevar a prática democrática. E para fortalecer a democracia na escola, é preciso fortalecer o conselheiro escolar. Por isso, é necessário que a comunidade participe desta mobilização”, observou Barbosa.

Os educadores e pais presentes à reunião aprovaram a iniciativa. “Este encontro com o secretário Luciano Barbosa é de fundamental importância, pois tivemos a oportunidade de externar a nossa realidade. Saímos daqui com respostas e novas perspectivas”, declarou Naildo Melo, diretor-geral da Escola Estadual Benedita de Castro, no Clima Bom.

“Ter a oportunidade de expor nossas reivindicações ao secretário é algo muito positivo. Vemos que as coisas estão acontecendo e os compromissos se cumprindo”, falou Betânia Alves, diretora-geral da Escola Adeilza Maria, na Chã da Jaqueira.

Também da Escola Adeilza Maria, a mãe e conselheira escolar Vanessa da Conceição falou positivamente sobre o encontro. “Foi muito bom termos este diálogo e expormos as demandas da comunidade”, pontuou.
.