Política

Ricardo Nezinho, Rogério Teófilo e Tarcizo Freire disputam o voto do eleitor arapiraquense

01/10/2016
Ricardo Nezinho, Rogério Teófilo e Tarcizo Freire disputam o voto do eleitor arapiraquense

Para as eleições desse ano o município de Arapiraca conta com quatro candidatos, mas três deles estão na disputa pela preferência dos eleitores: Ricardo Nezinho, Rogério Teófilo e Tarcizo Freire. O outro candidato Lindomar Ferreira (PSOL) não pontua bem nas pesquisas divulgadas até aqui. Destacamos aqui um pouco da história de cada um dos três concorrentes que vai comandar os destinos do segundo maior município de Alagoas, com mais de 240 mil habitantes e que hoje é referencial de economia para todo o Nordeste brasileiro.

Ricardo Nezinho

Ricardo Nezinho

Mais conhecido como Ricardo Nezinho (PMDB), Ricardo Pereira Melo nasceu em Arapiraca no dia 15 de fevereiro de 1967. Ele é casado, médico veterinário, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e atualmente é deputado estadual por Alagoas. Ingressou na vida pública no ano de 1992, quando foi vereador por Arapiraca e assumiu o cargo nas três eleições seguintes: 1996, 1999 e 2003.

Na eleição de 1999, foi o mais votado do pleito e, na eleição seguinte, em 2003 – o segundo mais votado. Ocupou os principais cargos da Mesa Diretora. Em 2003, assume o cargo de Presidente da Mesa Diretora. No início de 2005, é reeleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Arapiraca.

Nas eleições de 2006, foi eleito deputado estadual com expressiva votação (31.872). A sua votação em Arapiraca (17.993 votos), faz de Ricardo Nezinho o candidato a deputado estadual mais votado em sua terra natal. Nas eleições de 2010, foi reeleito para o cargo de deputado estadual por Alagoas, obtendo uma votação ainda mais expressiva: 35.107 votos.

Ricardo foi o autor da Lei Complementar 27 que criou a Região Metropolitana do Agreste, formada por Arapiraca e mais 15 municípios – Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Traipu, Tanque d’Arca, São Braz e Jaramataia.

Nas eleições de 2014 foi eleito mais uma vez deputado estadual com a expressiva votação de 44.058 votos, sendo o terceiro mais votado entre todos os candidatos do pleito.

Atualmente ocupa os cargos de líder da bancada do PMDB e a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia. Foi autor do projeto de lei Escola Livre, que, prevê mudanças na postura dos professores da rede pública estadual. Eles serão impedidos de dar opinião, mantendo neutralidade política, ideológica e religiosa na sala de aula. O governador Renan Filho (PMDB) chegou a rejeitar o projeto, mas a Assembleia Legislativa derrubou o veto. A Secretaria de Estado da Educação pediu ao Estado que entrasse na Justiça contra a lei, alegando a inconstitucionalidade.

Rogério Teófilo

Rogério Teófilo

Outro concorrente para a prefeitura de Arapiraca é Rogério Auto Teófilo (PSDB), mais conhecido por Rogério Teófilo. Ele nasceu em Maceió no dia 27 de abril de 1957, é professor, advogado, administrador de empresas, casado e pai de três filhos. Seu pai foi secretário estadual de Educação no governo de Geraldo Bulhões, e seu irmão Ricardo Teófilo foi secretário de Obras e Viação de Arapiraca na gestão de Célia Rocha.

Em 1977 ingressou no Instituto de Psicologia do Cesmac. Nesse mesmo ano transferiu-se para o curso de administração, e no ano seguinte deu início à graduação em direito na UFAL. Formou-se em administração em 1981, mesmo ano em que foi admitido como estagiário na Codeal, onde permaneceria até 1991. De 1982 a 1983 foi também professor do Colégio Cenecista Padre Brandão Lima, em Maceió. Nesse último ano bacharelou-se em direito e foi aprovado no exame da OAB na seção de Arapiraca.

Rogério Teófilo já foi secretário municipal, vereador, vice-prefeito, deputado estadual e também deputado federal.

Ele foi responsável por alguns projetos, como a implantação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), viabilizou recursos para a implantação do restaurante popular e também a democratização das eleições para diretores de escolas municipais.

Companheiro histórico de Ceci Cunha, Rogério iniciou sua vida pública como Secretário Municipal de Administração. Três vezes deputado estadual por Alagoas, que em 2002 também o levou à Câmara dos Deputados em Brasília como representante do povo do agreste alagoano. Três vezes secretário Estadual de Educação de Alagoas, em 2011, Rogério assumiu a pasta da Articulação Política Estadual, com a finalidade de construir alianças e parcerias para Alagoas.

Rogério Teófilo vai tentar ser prefeito pela terceira vez. Na primeira vez, em 1992, perdeu para o Severino Leão.

Na segunda tentativa, em 2012, foi eleita Célia Rocha. Teófilo foi vice-prefeito de Arapiraca (2009 e 2012) na gestão do engenheiro civil Luciano Barbosa, atual vice governador do Estado e secretário de Educação.

Tarciso Freire

Tarciso Freire

Tarciso Freire, bacharel em Direito, prestou concurso para a Polícia Militar, em 1983 e em 1985 recebeu a graduação de Cabo Combatente, passando a exercer suas atividades na Polícia Militar de Trânsito (perímetro urbano), Polícia Rodoviária Estadual e, logo em seguida, assumiu o cargo de subdelegado de Jaciobá, município de Girau do Ponciano, pelo período de dois anos. Elegeu-se vereador pelo município agrestino pela primeira vez em 1988, renovando seu mandato consecutivamente até 2014. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual.

Principais projetos como vereador
• Criação e regulamentação de registro de licenciamento dos veículos ciclomotores e seus condutores;
• Normas para uso de capacete nos estabelecimentos;
• Instalação de bebedouros nos estabelecimentos, nas agências bancárias;
• Implantação de serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU
• Cavalaria do 3º batalhão de polícia, entre outros…
Principais projetos e ações parlamentares como deputado estadual
• Isenção do IPVA para moto-taxista e transportes complementares;
• Construção de passarelas para travessia de pedestres na av. José Alexandre dos santos, al220, trecho duplicado em Arapiraca;
• Criação de uma equipe permanente do instituto de criminalística (ic);
• Indicação que solicita que os veículos apreendidos ou recuperados pelas forças policiais, sejam liberados ou devolvidos aos seus proprietários no município onde foi registrado o boletim de ocorrência;
• Devolução das CNH apreendida na Ciretran de Arapiraca;
• Conclusão da pavimentação asfáltica do trecho da al 110, entre o povoado Bolivar (são Sebastião) até o povoado PINDORAMA (Coruripe);
• Autor de leis que visam resguardar direitos dos consumidores;
• Autor da lei que tornou obrigatório o histórico médico escolar nas escolas da redes pública e particular;
• Único parlamentar que defendeu as cinquentinhas, entre outros.

Tags: