Cidades

Representante do Papa Francisco visita comunidade acolhedora em Penedo

07/10/2016
Representante do Papa Francisco visita comunidade acolhedora em Penedo
Núncio Dom Giovanni D’Aniello levou palavras de fé e esperança a dependentes químicos em recuperação em Penedo; secretário Jardel Aderico destacou trabalho de espiritualidade.  Giselle Vasconcelos

Núncio Dom Giovanni D’Aniello levou palavras de fé e esperança a dependentes químicos em recuperação em Penedo; secretário Jardel Aderico destacou trabalho de espiritualidade. Giselle Vasconcelos

“Fé e esperança para sair da ilusão das drogas”. Foi a mensagem transmitida, nesta quinta-feira (6), pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o Núncio Dom Giovanni D’Aniello, aos dependentes químicos em recuperação das comunidades acolhedoras credenciadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do programa Rede Acolhe. O encontro foi promovido na comunidade Casa do Bom Samaritano, em Penedo.

O direcionamento espiritual é um método que orienta os dependentes químicos a se livrar das drogas. Nas comunidades acolhedoras, a fé é um sentimento de motivação de quem está em busca da salvação. “Na comunidade pude ver que Deus estava agindo em mim, me dando uma nova chance. Mas não consigo imaginar como seria a minha vida sem a Rede Acolhe”, disse Marcelo Pedrosa, dependente químico em recuperação, que hoje preside a comunidade acolhedora São Paulo Apóstolo, localizada em Coité do Nóia.

Para o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, dependendo das nossas escolhas tudo é possível. “Há apenas duas coisas que não podemos escolher, a hora de nascer e a de morrer, fora isso, tudo é possível. Com essas histórias de superação pude ver o impossível virar possível. Aqui, na luta contra o mal, o bem venceu”, enfatizou o representante do Papa Francisco.

De acordo com o secretário da Seprev, Jardel Aderico, o encontro foi fundamental para fortalecer a fé que os acolhidos começam a desenvolver após sua entrada na comunidade acolhedora. “Já foram mais de 20 mil dependentes químicos acolhidos em Alagoas. Em todo esse processo, trabalhar a espiritualidade como um dos pilares para a recuperação foi fundamental”, disse o secretário, que aproveitou a ocasião para afirmar que o governador Renan Filho garantiu os recursos para acolhimento até o final do ano.

O evento integrou o cronograma das comemorações do centenário da Diocese de Penedo, que é composta hoje por 47 paróquias distribuídas em 31 municípios alagoanos, cuja Catedral fica localizada no Centro Histórico de Penedo, no Baixo São Francisco.