Geral

Reeducandos são qualificados para ampliar produção em horta

22/10/2016
Reeducandos são qualificados para ampliar produção em horta
Horta foi ampliada recentemente; espaço conta com nove hectares destinados ao cultivo de alimentos para reeducandos e servidores. Fotos: Jorge Santos

Horta foi ampliada recentemente; espaço conta com nove hectares destinados ao cultivo de alimentos para reeducandos e servidores. Fotos: Jorge Santos

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) encerrou, nesta sexta-feira (21), o projeto Dicas Rurais, resultado de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A capacitação foi destinada aos reeducandos que trabalham na horta do sistema prisional e faz parta da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia de 2016, que tem como tema “A Ciência Alimentando o Brasil”.

A gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Andréa Rodrigues, afirmou que com o apoio técnico ofertado pelo Senar, a produção da horta do sistema prisional deve aumentar consideravelmente.

“Se durante o primeiro semestre conseguimos produzir 31 toneladas de alimentos, com o conhecimento ofertado pelos profissionais do Senar iremos aprimorar nosso trabalho e potencializar a produção”, destacou Andréa Rodrigues.

A engenheira agrônoma e analista técnica da Senar, Luana Torres, revelou que em 2017 a oferta de cursos destinados para os reeducandos será ampliada.

“Iremos dar continuidade ao projeto e pretendemos ofertar mais capacitações para os custodiados. Temos uma grade de cursos voltados para a olericultura, horticultura, fruticultura, manejo de solo, irrigação e conscientização da educação ambiental, então ainda temos muito a oferecer”, destacou Luana Torres.

O engenheiro agrônomo Jalme Calheiros foi o instrutor do projeto. Ele abordou temas como irrigação, manejo adequado de solo, controle das formigas saúvas e planejamento da produtividade agrícola. O profissional afirmou que as aulas vão trazer resultados positivos para a produção.

“Como utilizamos uma didática dinâmica, com aulas de campo, a participação foi intensa. Detectamos alguns métodos de cultivos dos custodiados que podem e serão melhorados”, concluiu o engenheiro.

Horta – Entre os alimentos cultivados na horta do sistema prisional estão a macaxeira, abobrinha, melancia, cenoura, beterraba, coentro, alface, inhame e batata doce. Os produtos são destinados para a alimentação de reeducandos e servidores do sistema. Tudo é produzido sem a utilização de agrotóxicos. Recentemente, a horta passou por uma ampliação e hoje conta com 9 hectares destinados para o cultivo dos alimentos.